×

Blogs Roberto Lopes

Advogado, Jornalista e Professor. Pós-Graduação em Comunicação e Marketing Empresarial; e mestrados em Direito Eleitoral e Direito Administrativo

Aprovado projeto de lei que inclui a “Educação Financeira” na grade curricular de Alagoas

Projeto de lei é de autoria do deputado Mesaque Padilha

A Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira, 9, o projeto de lei n° 233/2023, de autoria do deputado Mesaque Padilha (União Brasil), que dispõe sobre a inclusão do tema “Educação Financeira” nas propostas pedagógicas dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados, no âmbito do Estado de Alagoas. A matéria foi aprovada em segundo turno e agora segue para ser sancionada pelo Governo do Estado.

Segundo o projeto, as escolas teriam um período mínimo de 180 dias para incluir a matéria no currículo vigente. “O Conselho Estadual de Educação poderá regulamentar, conforme disposição do Poder Executivo, o cumprimento do estabelecido nesta Lei”. De acordo com Mesaque Padilha, a educação financeira trata-se de um processo em que o individuo obtém conhecimento para lidar com o dinheiro de forma mais inteligente e consciente.

“Assim, minha ideia é que o aprendizado seja convertido em práticas que levam a um uso mais comedido dos recursos financeiros, melhorando também a economia do país, uma vez que a nova juventude tendo o convivio da educação financeira nas propostas pedagógicas dos estabelecimentos de ensino irão aprender como cuidarem inteligentemente de suas finanças, e consequentemente irá proporcionar o baixo no número de pessoas que têm seus nomes incluídos no SPC e Serasa”, explica o deputado.