Barrados no baile
E nas ruas de Piaçabuçu a história que toma conta das rodas de conversas e dos senadinhos é de que três vereadores da atual legislatura podem ficar impedidos de concorrerem ao cargo público novamente no próximo pleito eleitoral de 2012. O motivo seria a reprovação de suas contas referentes a eleição de 2008, quando foram eleitos. Enquanto a ansiedade toma conta dos que poderão ou não ser candidatos, nas bases políticas, enquanto uns choram outros riem.
Com mais eco
E um nome que começa a ecoar mais forte nos povoados de Piaçabuçu é o da professora por vocação e vereadora pela vontade do povo, Gineide Castro, que deve colocar-se a disposição do eleitorado de Piaçabuçu nas eleições desse ano, disputando o cargo de prefeita da cidade ribeirinha pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB. Atualmente a parlamentar ocupa a bancada de oposição ao prefeito Dalmo Júnior.
E por falar em Dalmo Júnior…
Conversando com o prefeito Dalmo Júnior (PSB) que administra Piaçabuçu pela primeira vez, discorremos sobre a sua possível reeleição e a quebra de um tabu em Piaçabuçu, o de nenhum prefeito ter sido reeleito até o momento no município que dispõe de forte fluxo turístico no litoral sul alagoano. Dalmo garantiu que segue no caminho certo, mas reconheceu que falha na comunicação de seus atos e ações e com isso é bom lembrar que quem não se comunica, se trumbica, já dizia o Velho Guerreiro.
Pontal do Peba
Não é difícil visitar a Praia do Pontal do Peba e encontrar algumas tartarugas marinhas mortas na areia. O fato já chamou a atenção das autoridades do IBAMA, que inclusive mantém uma base no povoado, que mais parece ser regida de forma igual a justiça – pelo princípio da inércia – ou seja, tem que ser provocada para agir. E então fica a pergunta: Quantas tartarugas mortas precisamos para se haver atitude?
Voltando
Quem deve voltar a disputar uma vaga na Câmara de Vereadores de Piaçabuçu no pleito eleitoral de 2012 é a ex-vereadora, Marli do Retiro, que já marcou sua passagem pela casa de leis da cidade ribeirinha por alguns mandatos. Caso Marli não encare a maratona eleitoral, quem pode enveredar pelo caminho do legislativo é seu filho, Milton Muniz, que cursa faculdade em Maceió, mas não esquece seu torrão natal.
