Sob o supervisionamento do professor Irũ Guimarães, do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal de Alagoas, Campus Penedo, juntamente com o patrocínio da empresa Verde Natural, a ajuda para realização do estagiario Ítalo Gustavo, foi confeccionada pela equipe de estagiários uma árvore de microalgas, sendo a primeira árvore de natal de microalgas do mundo. Essa experiência tem como objetivo propiciar aos discentes de engenharia de pesca uma experiência divertida de construção de um fotobiorreator para produção de microalgas e divulgar a algicultura como área de atuação da engenharia de pesca.
Esse sistema é muito utilizado na aquicultura, produzindo assim várias espécies de microalgas. Neste estudo a microalga em seu meio de cultura(água+nutrientes), é bombeada desde o reservatório e passa pela tubulação transparente da mangueira, recebendo luz, para que realize a fotossíntese, e a população possa crescer. Ainda neste processo o sistema também recebe aeração para homogeneizar o meio e realizar trocas gasosas. A população consistente neste estudo é periodicamente analisada para o devido controle da concentração celular e adição de meio de cultura.
As microalgas são organismos unicelulares e microscópicos que vivem em meios aquáticos e tem uma característica curiosa, são capazes de realizar fotossíntese e se desenvolver utilizando luz do sol e gás carbônico. Dados técnicos deste experimento: Sistema de Produção: Fotobiorreator fechado para sistema de cultivo contínuo de microalgas em ambiente autotrófico com meio de cultura Guillard F/2. Espécie: Chlorella vulgaris (Beijerinck, 1890). Espécie de microalga dulciaquícola do filo Chlorophyta, amplamente cultivada no mundo para alimentação de organismos aquáticos, suplementação nutricional de humanos e extração de compostos. Parabéns ao professor Irũ Guimarães, pela dedicação e aplicação das técnicas neste experimento, a empresa Verde Natural pelo patrocínio, e a todos os alunos que fazem parte deste estudo aprofundado.