Skip to content

Alunos de Penedo são selecionados para etapa local do Parlamento Jovem Brasileiro; veja os nomes

  • Home
  • Blogs
  • Alunos de Penedo são selecionados para etapa local do Parlamento Jovem Brasileiro; veja os nomes

Blog

Alunos de Penedo são selecionados para etapa local do Parlamento Jovem Brasileiro; veja os nomes

A Câmara dos Deputados informou que já está disponível o resultado do sorteio para a etapa local do Parlamento Jovem Brasileiro 2023. Agora, os 40 primeiros candidatos sorteados em cada UF terão a documentação analisada pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da instituição. A relação final de inscritos habilitados será divulgada no dia 18 de julho.

O programa, que simula a jornada parlamentar com estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares, é voltado à educação para a democracia. As atividades proporcionam experiências de aprendizagem sobre política, democracia e o papel do Poder Legislativo. Um dos objetivos do programa é estimular a participação política e o exercício de uma cidadania ativa.

Os participantes foram selecionados a partir de um sorteio, realizado na última terça-feira (4), no Cefor. Para garantir a transparência do processo, o sorteio foi acompanhado por uma representante da Secretaria de Controle Interno da Câmara dos Deputados e um representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação.

Confira os 10 estudantes de Penedo que irão para a próxima fase:

MILENA SANTOS – ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ERNANI MÉRO – 2ª POSIÇÃO;

MARIA PABLICIA DOS SANTOS SILVA – ESCOLA ESTADUAL DR. ALCIDES ANDRADE – 21ª POSIÇÃO;

CLAUDIO HENRIQUE DOS SANTOS – ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ERNANI MÉRO – 36ª POSIÇÃO;

JÚLIA MARIAN ROCHA TORQUATO – ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ERNAI MÉRO – 56ª POSIÇÃO;

ANDREZA DA SILVA MENEZES – ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ERNANI MÉRO – 57ª POSIÇÃO;

DANILO SILVA NETO – ESCOLA ESTADUAL DR. ALCIDES ANDRADE – 105ª POSIÇÃO;

GISELE BEATRIZ SANTOS ATANÁZIO – ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ERNANI MÉRO – 117ª POSIÇÃO;

VITÓRIA VIEIRA DE ALMEIDA – ESCOLA ESTADUAL DR. ALCIDES ANDRADE – 130ª POSIÇÃO;

MARIA RAYSSA FERREIRA DA SILVA – ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ERNANI MÉRO – 147ª POSIÇÃO;

MATEUS SOARES DOS SANTOS – ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ERNANI MÉRO – 196ª POSIÇÃO.

Etapas
O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado em três etapas: local, estadual e nacional.

Etapa local – Jornada de Aprendizagem Cidadã
Ocorre de 24 de julho a 10 de setembro, com atividades realizadas a distância nas próprias cidades dos alunos inscritos. A duração desta etapa é de sete semanas e o objetivo é que cada jovem conheça sua realidade local a partir de uma questão que o mobilize dentro do tema da edição deste ano: “A educação que queremos”. A partir da análise de políticas públicas municipais, estaduais e nacionais e da escuta de outros jovens, cada estudante deverá formular e entregar um discurso como candidato a parlamentar jovem.

Etapa estadual
Também realizada a distância, acontece de 11 de setembro a 10 de novembro. Para esta fase, são selecionados 108 estudantes – 4 vagas por estado e para o Distrito Federal. É realizada neste período a seleção do deputado jovem que irá representar os demais na Câmara dos Deputados.

Etapa nacional
Realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, de 5 a 7 dezembro. São 27 vagas para a etapa nacional, sendo uma para cada unidade da federação. A missão dos deputados jovens neste momento será aprimorar as ideias e propostas que trouxeram de seus estados e elaborar conjuntamente uma Carta do PJB à Câmara dos Deputados. Essa carta deverá conter a mensagem que os jovens brasileiros querem transmitir aos deputados federais, suas necessidades, anseios e sonhos para a educação.

Os participantes selecionados para a etapa nacional terão como um de seus desafios buscar um professor de sua escola, de qualquer disciplina, para apoiá-lo voluntariamente durante a realização das atividades. A Câmara dos Deputados irá custear para os finalistas e seus professores apoiadores as despesas com passagem aérea, hospedagem, alimentação e transporte para o evento em Brasília.

Confira o resultado total do sorteio e a colocação dos sorteados aqui

Fonte: Agência Câmara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também