Depois de renunciar a prefeitura de Penedo em 02 de abril de 2010, o atual Secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo partiu para a disputa eleitoral pleiteando uma cadeira na Câmara Federal, obtendo na oportunidade significativa votação que lhe rendeu a primeira suplência de sua coligação.
Na época, Toledo garantiu que estava deixando a prefeitura da combalida Penedo, para intensificar o trabalho em prol do desenvolvimento da cidade ribeirinha, algo que foi compreendido por uns e condenável por outros que até hoje não engoliram a renúncia de Alexandre, principalmente depois que assumiu a Secretaria de Estado da Saúde e não credenciou Penedo capaz sequer de oferecer o atendimento básico, ou diferente de anos passados, quando fez da saúde seu principal discurso de campanha.
Agora o secretário teve a oportunidade de assumir sua almejada cadeira na Câmara Federal, mas preferiu continuar na Saúde. Com o afastamento do deputado Rui Palmeira que disputará a prefeitura de Maceió, Alexandre assumiria por um período de quatro meses caso Rui saísse derrotado das urnas. Caso contrário ficaria como detentor de direito do mandato. Com a decisão de Alexandre Toledo de não assumir como deputado federal sobrou à indicação para o ex-deputado federal João Caldas (PSDB), que com a ida para Brasília já anunciou apoio à candidatura tucana na capital. Com a confirmação da vitória de Rui Palmeira, Alexandre terá novamente a oportunidade de optar se fica na Saúde ou assume a vaga na capital federal.
Para quem pensava que Alexandre deixou a prefeitura para ser deputado federal, ficou agora a certeza de que o líder político pensou no seu projeto pessoal, e para os eleitores penedenses ficou apenas a frustração de que Toledo assumia a vaga de deputado federal e cumpriria com tudo aquilo que os vídeos ainda disponíveis no youtube podem lembrar aos fracos de memória.