×

Alerta! “DENGUE TAMBÉM MATA.”

Às vezes pensamos que é só uma simples gripe, mais não é. Fique atento aos sintomas e procure urgentemente a ajuda de um médico.

DENGUE é uma doença infecciosa causada por um arbovírus que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

Dengue Clássico se inicia de maneira súbita e pode ocorrer: Febre alta, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos que piora com o movimento dos mesmos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo principalmente no tórax e membros superiores, náuseas, vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza, dor no corpo, muitas dores nos ossos e articulações.

A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Em alguns poucos pacientes podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz.


Dengue Hemorrágica é uma forma grave de dengue. No início os sintomas são iguais ao dengue clássico, mas após o 5º dia da doença alguns pacientes começam a apresentar sangramento e choque que ocorrem em vários órgãos. Este tipo de dengue pode levar a pessoa à morte, a diferença é que quando acaba a febre, começam a surgir os sinais de alerta: Dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes, pele pálida, fria e úmida, sangramento pelo nariz, boca, gengivas, manchas vermelhas na pele, sonolência, agitação, confusão mental, sede excessiva, boca seca, dificuldade respiratória, pulso rápido e fraco.

Não existe tratamento específico para dengue, apenas tratamentos que aliviam os sintomas. Deve-se ingerir muito líquido como: água, sucos, chás, soros caseiros, etc. Os sintomas podem ser tratados com DIPIRONA. Não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetil salicílico e anti-inflamatório, como aspirina e AAS, pois podem aumentar o risco de hemorragias.

Portanto, A DENGUE MATA! Faça a sua parte e combata os focos de larvas do mosquito.

Jovem penedense morre em Maceió depois de alguns dias internada com Dengue Hemorrágica!! Que Deus a tenha em um bom lugar.