A agenda cultural em Penedo está farta. Shows musicais, apresentações teatrais, cinema, exposições de pintura e de esculturas e um seminário de alto nível sobre a importância do negro para a nossa formação mostram a diversidade de opções para o final de semana e os próximos dias. Confira as opções
Esculturas da Oficina Santeiros do Penedo
Esculturas em madeira produzidas por alunos de escolas públicas estão na sede do Montepio dos Artistas até 21 de novembro, exposição itinerante que será concluída no dia 30 deste na sede do Círculo Operário. O trabalho é coordenado pelo mestre santeiro Claudeonor Higino – herdeiro de uma escola singular, nascida na ribeira penedense – que também se faz presente na exposição com peças de sua autoria.
Importância do Negro é discutida em Seminário
Do Montepio, vale a pena ir até a Casa do Penedo, conferir palestras, participar de debates, contemplar peças do vestuário de orixás e ainda degustar delícias da culinária ou entrar numa roda de capoeira. Tudo isso e mais consta na programação do seminário desenvolvido em parceira entre Ufal, FRM, IHGAL, Sociedade Cultural Barqueiros do Velho Chico e a entidade que organiza a discussão sobre temas relacionado ao negro, a Fundação Casa do Penedo.
Café Literário na Batucada Unidos do Bairro
Saindo do centro histórico, as ‘agitadoras culturais’ Lúcia Prata e Cláudia Helena Tavares levam mais uma edição do projeto Café Literário itinerante para comunidades da periferia de Penedo. Neste final de semana, chega a vez do bairro de Santa Luzia, também conhecido como “Barro Duro”, onde teatro e música e o debate cultural acontece na sede da Batucada Unidos do Bairro. A entrada é franca.
Música e teatro no Sete de Setembro
O centenário palco do Teatro Sete de Setembro terá música e peças teatrais. Na noite de sábado, quatro artistas – Andréa Laís, Edu Silva, Millane Hora e Rodrigo Avelino – que se destacaram no festiva de música promovido pelo Sesc mostram seu talento, shows com entrada gartuita. No domingo, as notas musicais saem de cena para os espetáculos do 3º Intercâmbio de Teatro Estudantil (ITE) de Penedo. Além de peças da trupe promotora do evento que será concluído no próximo sábado tem a participação de quatro escolas que concorrem em diversas categorias (ator, direção, cenário, texto, sonoplastia…)
Happy Sesc no Clube dos 30
Mais uma opção de lazer neste final de semana em Penedo é o Happy Sesc. Promovido pelo Sindilojas Penedo, Fecomércio e Sesc/AL, a festa acontece no Clube dos 30, onde a banda Mac Quinteto (grupo que segue o estilo diversificado da banda Time Machine) promete fazer todo mundo dançar. Reservas de mesas e ingressos (3551-2610).
11ª Exposição “Penedo é Arte”
Vinte e quatro artistas plásticos expõem telas na 11ª Exposição Penedo é Arte, homônimo do ateliê de pintura da incansável Márcia Andrade. Realizada no clausto do Convento Santa Maria dos Anjos, o templo da ordem franciscana em Penedo, a exposição será aberta, para convidados, na noite de 24 de novembro, com visitação ao público disponível nos dias 25, 26 e 27, das 8h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00.
5ª Exposição Cultural e Agropecuária do BSF
Também nos dias 26 e 27 de novembro, a Codevasf realiza a 5ª Exposição Cultural e Agropecuária do Baixo São Francisco (BSF). Música, artesanato, teatro, produtos e serviços são algumas das atrações disponíveis na Praça 12 de Abril, orla fluvial do Velho Chico.
Projeto Cine Artpopular
Realizado pela Universidade Federal de Alagos, com apoio da Casa do Penedo e da prefeitura, o projeto Cineart popular coloca em cartaz a Sétima Arte na cidade que tem duas salas de cinema fechadas. No próximo dia 23, os filmes “O Moleque” e “Mestre Bimba” serão exibidos na Vila Matias, comunidade situada na parte alta da cidade.
