×

A n D a N ç A s

Festival de Cultura de Penedo

Em entrevista à Rádio Penedo FM, o prefeito Israel Saldanha (DEM) falou sobre a realização da semana que Penedo comemora seus 375 anos de elevação à condição de Vila. Apresentações culturais, musicais e inaugurações marcam a semana que tem agitado a histórica e ex-pacata cidade. O prefeito declarou que nunca se comemorou a festa da “city” durante uma semana e com tantas realizações. Errou! O primeiro grande Festival de Tradições Populares já realizado no município ribeirinho aconteceu quando o prefeito era Tancredo Pereira. O festival foi realizado depois que a Embratur anunciou o fim do Festival de Cinema de Penedo.

Rua Anibal Costa

A antiga Rua do Cravo que recebeu recente pavimentação foi inaugurada nesta quinta-feira, 14, e recebeu o nome de Anibal Costa, pioneiro na comunicação por meio de alto-falantes em seus carros de som. Ao término da solenidade de inauguração que contou com a presença de diversas autoridades, uma moradora chiou. “Que inauguração é essa que quando termina o prefeito não vem ao menos apertar a mão da gente”. Ficou na bronca!

Bili x UFAL x SAAE

O pedido feito pelo vereador Josué Marques, o Bili Marques (PMDB) no sentido de verificar a qualidade da água distribuída pela autarquia municipal – SAAE, à população penedense, rendeu relatório da Universidade corroborando os laudos anteriores do Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen, que confirmou a qualidade da água que é distribuída sem riscos à comunidade. Depois de todo o “buruçu” a novela teve um final feliz!

Embolado

O trânsito de acesso a rampa de embarque nas balsas fluviais que promovem a travessia entre as cidades de Penedo(AL) e Neópolis(SE), ou vice-versa, tem realmente causado um deus nos acuda quando turistas, taxistas e outros motoristas que passam pelo local se encontram durante os finais de semana ou mesmo em dias de normalidade no centro da cidade. O fechamento da antiga entrada, deixando apenas um único espaço destinado a entrada e saída dos veículos tem transformado a orla num pandemônio. Um vereador da bancada do prefeito, falando sobre o assunto ouviu quando um popular disse que o local estava muito ruim. O parlamentar logo tomou a palavra e disse: “se estivesse ruim ficava bom, tá é péssimo”!

Quem é o fujão?

Numa mistura de poesia e cachaça que resultou em política, observei dois fiéis escudeiros de cavaleiros políticos confabularem sobre os destinos políticos da ex-pacata Penedo. Acho que o “fujão” não vai ser mais candidato aqui não, disse um deles. O outro logo perguntou: Você está falando do Március Beltrão é? O primeiro disse: “eu não, estou falando é do Alexandre Toledo que abandonou a prefeitura”. Um atento observador pediu um aparte e disse: “Minha gente se um foi pra lá e o outro pra acolá, então ao invés de vocês discutirem quem é o fujão, porque não falam de quem ficou? O silêncio reinou por um tempinho e a conversa recomeçou sobre o Cambuí que estava apurado!