Se torna comum encontrar jovens inseguros quando se trata de entrevista de emprego,principalmente quando está no início da carreira, essa insegurança muitas vezes parte da falta de conhecimento do processo, da inexperiência ou até mesmo da e externa. O que poucos sabem é que alguns elementos que compõem sua imagem pessoal podem ajudar nesse processo, a ponto de edificar a credibilidade, competência e segurança que os jovens buscam, muitos por meio de características muito valorizadas no mercado de trabalho. A importância da imagem pessoal para a construção de uma carreira profissional é um tópico ainda negligenciado por grande parte dos jovens que estão buscando crescimento como profissionais, saber construir uma imagem profissional positiva é fundamental para quem deseja alavancar uma carreira e se destacar.
É preciso ter ciência de onde deseja ir, e ter em mente que para elevar de nível, pouco adiantará ser eficiente em seus processos e conhecimentos, se você não cultivar uma boa imagem profissional. Além da vestimenta, a imagem é construída através de gestos, postura e comunicação, e quando esses quatro pontos estão alinhados e coerentes, o jovem consegue alcançar grandes oportunidades. Entender a necessidade do cuidado pessoal influencia diretamente a posição do jovem enquanto futuro profissional. Na entrevista de emprego ou na hora de construir a sua rede de networking, a linguagem não verbal poderá melhorar a percepção inicial acerca das suas qualidades, pois é através da imagem, da primeira impressão, que o jovem pode expressar o quão preparado ele está para arcar com grandes responsabilidades e desafios.
A partir do momento que o jovem começa a compreender esses detalhes, a autoconfiança é estabelecida e facilmente transmitida de forma verbal e não verbal.
Para alinhar sua competência à sua imagem, o jovem pode começar explorando os
seguintes pontos: Postura, autocuidado, linguagem verbal, autoconhecimento e vestuário. Usar a imagem pessoal como ferramenta, é um grande passo para alcançar os resultados desejados durante a entrevista de emprego ou até mesmo dentro do ambiente profissional. Ao observar essas dicas, espero que tenha convicção que não precisa muito a assemelhação entre moda e marca, mas a compreensão de estar bem para nesta primeira expressão poder expor seu posicionamento em forma de cores.
Créditos: Para confecção desta matéria contei com a colaboração da amiga Irys Vasconcelos, Designer de Moda, Empresária, Consultora de Imagem e Estilo, Visual Merchandiser.
Instagram:@irysvasconceloss