Dâmocles provou do poder e aprendeu que existe uma espada na cabeça de cada governante, podendo o fio que a segura se partir a qualquer momento
Em uma rara oportunidade, para um jornalista recém-formado, tive o prazer de produzir uma reportagem sobre corrupção, ainda em Maceió, quando trabalhei em um pequeno semanário. Meu primeiro estágio e emprego. Dentre os personagens para explicar a causa de tanta corrupção, entrevistei o historiador e mestre pela UFPE, Claudio Jorge, o cientista político, Eduardo Magalhães e o sociólogo e professor, Sávio de Almeida.
Diante dos últimos acontecimentos, as manifestações que fizeram todo o País ‘acordar’, lembrei dessa entrevista e, das palavras proféticas do também professor Eduardo Magalhães. Diante das suas explicações, ele afirmou que o povo possui o poder, só não sabe a intensidade. E para descrever, meu entrevistado contou a história de Dâmocles (anedota).
Onde o poder emana do povo e sua magnitude ele desconhece: Dâmocles era o assecla do tirano Dionísio, com grande poder e fortuna. Em um momento, o tirano propôs trocar de lugar com Dâmocles, para que seu adepto pudesse desfrutar do poder de um governante. Sendo servido das melhores comidas, em bandejas de ouro e prata, além de ter as melhores mulheres do reino.
Em meio a tudo do bom e do melhor, Dâmocles teve uma espada afixada em cima do trono, pendurada por um fio de rabo de cavalo. Ao perceber que diante de tanto poder, poderia a qualquer momento, ver tudo ruir, perdeu de imediato o interesse por tanta grandiosidade. Deixou de lado o interesse pelas mulheres da corte, abdicou do trono temporário dizendo que não queria ser mais afortunado.
A ESPADA DA ANEDOTA DE DÂMOCLES que foi usada pelo povo, com as várias manifestações realizadas por todo o Brasil, remete a insegurança dos governantes, quanto ao poder que emana de nós. E a espada foi pendurada na cabeça de cada governante, amarrada por fio de rabo de cavalo, com as palavras forjadas na lâmina: Estamos aqui e a qualquer momento, o fio pode se partir.
Uma grande prova, foram às manifestações “INDEPENDENTES” que conseguiram demover o aumento das passagens e a derrubada da PEC 37. Deixando claro que tudo não foi apenas pelo aumento.
robertommiranda@gmail.com
