Blog da Juventude

Blog da Juventude

Por Willian Nelson

Postado em 11/06/2021 10:04

Após tomar as duas doses da vacina, preciso continuar a usar máscara?

Google
Após tomar as duas doses da vacina, preciso continuar a usar máscara?
Proteja-se use a máscara como prova de amor próprio.

Muitas pessoas já estão ansiosas para voltar a normalidade e fazendo planos para depois tomar a vacina. Porém, a rotina não voltará ao normal logo após a imunização, será preciso ter um pouco mais de paciência antes de abandonar o uso de máscaras e a quarentena. Mesmo após tomar as duas doses da vacina, ainda é necessário esperar pelo menos 15 dias para que ela atinja a eficácia esperada. Isso porque o mecanismo de funcionamento de uma vacina consiste na introdução de uma partícula chamada de antígeno, que produz uma resposta imunológica no corpo.

Esse antígeno faz com que o corpo seja capaz de reconhecer o vírus e produzir anticorpos. Caso o corpo entre em contato direto com o vírus no futuro, já terá a memória para combatê-lo e conseguirá enfrentá-lo de maneira eficiente. Por este motivo, ao tomar as duas doses da vacina, você só estará protegido depois de algumas semanas. usar máscaras e manter o isolamento social será importante tanto para você se proteger, caso seja parte da minoria das pessoas em que a vacina não gerará efeito imunizante, quanto para proteção de outras pessoas.

Por este motivo, a orientação ainda é que as pessoas vacinadas mantenham as medidas de proteção até que a maior parte da população esteja vacinada, o que deve demorar algum tempo. Após isso, será possível atingir a chamada” imunidade de rebanho”, enquanto esse estágio não for alcançado, não há garantia de que as pessoas vacinadas não possam ser vetores da doença. Use máscara, proteja-se!
 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 09/06/2021 09:41

Hacker expõe 8,4 bilhões de senhas na internet, o vazamento é o maior da história

Google
Hacker expõe 8,4 bilhões de senhas na internet, o vazamento é o maior da história
A recomendação é trocar as senhas já cadastradas em sites abertos.

O maior vazamento de dados da história foi constatado com o portal especializado em segurança cibernética internacional, Cybernews. Cerca de 8,4 bilhões de senhas foram expostas em um vazamento recorde na internet, são chaves que estão listadas em um arquivo de texto de 100 gigabytes que foi publicado por um usuário em um fórum online, com o nome de “ RockYou2021”, sendo uma possível menção ao mega vazamento de 2009 que extraiu 32 milhões de senhas das redes sociais.

Todas as senhas que foram expostas, têm de seis caracteres a 20 caracteres, estão sem espaços e não usam caracteres ASCII. O arquivo contém mais de 82 bilhões de senhas, mas após checagem feita pelo sistema Cybernews chegou a quantidade menor de exatas 8.459.060.239 combinações diferentes. Esse total é alto, superando em quase duas vezes o total de usuários de internet estimados hoje no mundo, que são de 4,7 bilhões de pessoas.

A recomendação é trocar as senhas cadastradas em portais e aplicativos, em especial as repetidas, quanto mais complexa for a senha melhor. Usar mecanismos que exigem a autenticação em duas etapas na hora do login, pode ajudar a contribuir para uma melhor segurança dos seus dados cibernéticos. Caso ocorra de receber mensagem estranha ou e-mail solicitando verificação, tenha cuidado antes de prosseguir, peça ajuda, verifique se o fato é necessário antes de prosseguir. Proteja-se!
 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 06/06/2021 21:43

Redes Sociais e Saúde Mental: Existe influência ?

Google
Redes Sociais e Saúde Mental: Existe influência ?
O impacto gerado no emocional pelas redes sociais é gravíssimo.

Como anda a sua saúde mental nas redes sociais? A pergunta pode soar diferente, mas nos dias de hoje as redes sociais estão sendo parte do processo de socialização da humanidade. Não há dúvidas de que a Internet é um recurso de grande importância na atualidade e que remodelou ações, comportamentos e o estilo de vida da sociedade. Porém, a relação entre redes sociais e saúde mental exige mais atenção e cuidado, pois pode elevar o grande risco de depressão e suicidio em jovens.

O Dr. Marcel Vella Nunes, psiquiatra do Hospital Santa Mônica em São Paulo, apresentou à Sociedade de Psiquiatria Brasileira, um estudo sobre a “Adicção por Internet” (AI), uma doença que necessita de tratamento especializado. Define em sua pesquisa o uso excessivo de redes sociais em crianças e adultos, apresentando os perigos do cyberbullying, tal como os ataques raciais e de ódio que são frequentes a cada dia.

Os efeitos do consumo de Internet podem ser prejudiciais à estabilidade emocional e, nos casos mais extremos, podem gerar práticas danosas à integridade da vida. O estudo revela ainda que os efeitos deste consumo descontrolado não se limita somente ao gasto de tempo que poderia ser utilizado em outras tarefas, mais do que isso, a impulsividade, ansiedade, transtornos de humor e o comportamento agressivo são efeitos e sinais desta doença. Como forma de cuidado, deve-se limitar o uso das redes sociais, e percebendo os sinais, a procura de um profissional deve ser crucial.

Comentários comentar agora ❯

Postado em 03/06/2021 20:03

Campanha: Dupixent para Isis Manoela

Igor Alves Rocha- Pai de Isis
Campanha: Dupixent para Isis Manoela
Dermatite atópica grave, é uma doença crônica, compartilhe para ajuda-la.

Olá gente! Hoje como de costume falaria sobre uma história de empreendedorismo, mas hoje trago a linda história da Penedense Isis Manoela. Uma bela criança, com um sorriso encantador, que teve sua história contada em suas redes sociais, abordando sobre uma doença crônica chamada Dermatite Atópica Grave que mesmo não havendo cura, existem medicamentos que podem oferecer uma melhor qualidade de vida. Após algumas sérias complicações, seu médico começou a cogitar utilizar o DUPIXENT, um medicamento que proporciona uma melhora nos sintomas.

Mas houve um grande empecilho, esse medicamento é de alto custo e a primeira parte do tratamento é muito acima do poder aquisitivo de seus pais e avós. Com a devida orientação do seu médico, a família entrou com ação na justiça para ter acesso a essa medicação. A sentença foi favorável, mas mesmo ganhando o direito de comprar, a exatamente um mês a Secretaria do Estado não lhe deu resposta. Infelizmente, por utilizar corticóides e antibióticos, está cada dia pior, com a pele muito castigada em razão da intensidade dos medicamentos devido a sua pouca idade.

Por este motivo, resolvi fazer esta matéria com a intenção de ajudar o caso da pequena Isis Manoela. Peço a todos que puderem compartilhar esta matéria, fazendo com que possa chegar a mais pessoas e assim, com o poder da tecnologia, chegar aos governantes para que não possam medir esforços e ajudar nossa pequena Isis Manoela, a ter noites sem agonia, sem choro e dor. Para mais detalhes e contato, deixarei abaixo o perfil da pequena Isis.

Instagram:@Isis.alves.rocha
 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 02/06/2021 09:24

Enem 2021: provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro

Google
Enem 2021: provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro
Provas serão aplicadas no mesmo dias.

Publicado no Diário Oficial da União, o edital do Exame Nacional do Ensino Médio 2021, desta vez, diferentemente da edição anterior, as versões impressa e digital serão aplicadas nas mesmas datas(21 e 28 de novembro). Será uma forma de ganhar tempo na elaboração dos cadernos de questões, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).Com a intenção de garantir que todo o cronograma seja mantido, o Inep menciona medidas para garantir esse feito.

A otimização e encurtamento dos processos de transporte e armazenamento das provas, com novas estratégias seguidas pelos correios, como também, a prorrogação do contrato com a gráfica responsável pela edição 2020, dispensando a necessidade de uma nova licitação. O candidato deve escolher, na inscrição, se deseja fazer a versão impressa (tradicional) ou a informatizada. Ao todo, serão 101.100 vagas no Enem digital, é importante lembrar que ele é aplicado nos locais de prova, não sendo uma condição fazer o exame em casa.

Para efetuar a inscrição, o candidato deve acessar a página do participante entre os dias 30 de junho e 14 de julho, e para quem não conseguir a isenção, a taxa será de R $85. O pagamento da taxa de inscrição segue até o dia 19 de julho, e as provas serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro, sendo no primeiro dia questões de linguagens, ciências humanas e redação, e no segundo dia questões de matemática e ciências da natureza. Fique atento para não perder o prazo!
 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 31/05/2021 10:13

O Brasil confirma 8 casos da variante Indiana de Covid-19

Google
O Brasil confirma 8 casos da variante Indiana de Covid-19
Variante Indiana: Não foi comprovado sua alta transmissibilidade.

Os estados de Maranhão, Rio de Janeiro e Minas Gerais, apresentaram casos da nova cepa da Covid, conhecida como variante B.1.617, constatando 8 pacientes infectados por essa nova variante do vírus aqui no Brasil. Até o presente momento, seis casos foram confirmados no Maranhão (cinco estão em quarentena dentro do navio e um deles está internado em São Luís), um no Rio de Janeiro (de um passageiro vindo da Ìndia e que desembarcou em São Paulo) e um em Juiz de Fora (também viajou ao país asiático e chegou ao Brasil via Guarulhos-SP).

Os casos confirmados apresentam quadro de saúde estável, sem necessidade de internação, apenas estão isolados e com acompanhamento das Secretarias de Saúde para evitar a proliferação da cepa. No dia em que confirmou um indiano contaminado em voo vindo da Ásia, a Anvisa testou 13 passageiros e alertou os estados para os quais eles foram sobre a contaminação. Logo depois soube-se que um desses passageiros era um homem que viajou ao Rio e se destinou a Campos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a variante B.1.617 está sendo classificada como um tipo “digno de preocupação global”.

Em uma análise genética, foi revelado que essa nova variante apresenta mutações importantes nos genes que codificam a espícula, a proteína que fica na superfície do vírus e é responsável por se conectar aos receptores das células humanas e dar início à infecção. Em linhas gerais, tudo indica que esses “aprimoramentos” genéticos melhoram a capacidade de transmissão do vírus e permitem que ele consiga invadir nosso organismo com mais facilidade.
 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 28/05/2021 10:16

Empreendedorismo Juvenil: Jovem Penedense vê no bordado uma forma de eternizar momentos

Juliana Felix
Empreendedorismo Juvenil: Jovem Penedense vê no bordado uma forma de eternizar momentos
Com agulha na mão, suas linhas vão traçando sentimentos do coração.

Olá gente! Hoje trago mais uma história para o quadro, e dessa vez é sobre a jovem Juliana Félix, de 24 anos de idade, artesã Penedense. Tudo começou ainda em sua infância, quando aprendeu o ponto cruz, ensinado por sua avó, que na época dava aulas de bordado. As primeiras encomendas de bordado que recebeu eram nomes em toalhinhas de rosto, em sua família a maioria das mulheres faziam artesanato, se não fosse bordado aberto, faziam crochê ou outro tipo de manualidade. Ao chegar à adolescência aprendeu o bordado livre com uma tia e assim começou a bordar para a Associação de Bordadeiras de Penedo.

Com o passar do tempo, a jovem Juliana pensou várias vezes em montar um negócio utilizando o artesanato, mas não sabia exatamente o que abordar e tinha receio de não dar certo. Até que no início da pandemia surgiu a ideia dos mines colares de bastidor, um acessório que muita gente usa, que não precisaria ir para outra cidade comprar material para confecção. Passou meses se organizando, buscando material, técnicas, até chegar a fazer a primeira peça, e fez tudo pensando em comercializar pelas redes sociais. Em seu perfil pessoal, começou a vender suas primeiras peças, e assim resolveu expandir seus produtos, e logo as encomendas começaram a surgir.

Com seu produto ganhando espaço, a jovem Juliana recebeu oportunidades de conhecer outros artesãos, mestres do artesanato alagoano, onde dividiu experiências de bordado e participou de feiras de exposição fora de Penedo. No dia 22 de maio, o seu empreendimento comemorou seu primeiro ano de existência, com várias experiências, muitos clientes que agora são amigos e se embelezam por seus excelentes produtos. Em sua fala, a jovem Juliana diz: “ Toda encomenda que recebo é importante pra mim, pois, sei que alguém vai vestir o meu trabalho, levar no pescoço, presentear, ou até fazer parte do seu lar e quando desenho a ser bordado è a memória afetiva de alguém, fico ainda mais realizada em eternizar esse momento”. Parabéns Juliana Félix, que sua história seja fator motivacional para outros jovens da nossa querida Penedo.

Instagram:@Julianafelixbordado

Comentários comentar agora ❯

  • Alessandra Braz Bom Dia! Na sexta-feira eu fico ansiosa por mais uma história, parabéns Juliana Felix, por ter uma linda história de superação e pelas obras de arte que confecciona. Ao querido Willian, seu dom é celebre, você é um rapaz de luz e com certeza vai crescer cada vez mais. Lhe acompanho no instagram, bjs
  • Geraldo Argolo Bravo! Parabéns ao Portal Aqui Acontece em colocar um jovem cheio de talentos, você vai longe rapaz! Forte abraço de Arapiraca-Alagoas
  • Ana Que trabalho incrível! Eu já tive o prazer de conhecer,tem muito amor no trabalho de Juliana Parabéns!
  • Rosely Que história mais linda, o bordado é um trabalho muito delicado e belo fico feliz em saber que uma jovem como se dedica a essa arte maravilhosa parabéns e muito sucesso.
Postado em 26/05/2021 10:05

Inscrições abertas para o 11º Circuito Penedo de Cinema

Google
Inscrições abertas para o 11º Circuito Penedo de Cinema
Circuito Penedo de Cinema

As inscrições para a 11º Edição do Circuito Penedo de Cinema estão abertas até 11 de julho. Podem ser inscritos filmes de até 25 minutos de duração, incluindo os créditos, e finalizados a partir de janeiro de 2019. A inscrição é gratuita e o edital está no link da bio do instagram: @circuitopenedo.

As atividades do 11º Circuito serão realizadas em novembro no modo híbrido (on-line e presencial) e gratuito. Os filmes selecionados serão exibidos em Penedo e disponibilizados no site do festival durante todo o seu período de realização.

O Circuito Penedo de Cinema é uma realização do Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Universidade federal de Alagoas (UFAL), com o patrocínio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), da Prefeitura de Penedo e do Sebrae Alagoas.
 

Comentários comentar agora ❯

  • Rosely Uma ótima oportunidade para quem gosta de cinema e poderá apresentar seu trabalho.
Postado em 23/05/2021 21:36

Gestores do SUS alertam o Governo Federal sobre uma possível 3º onda de Covid-19

Google
Gestores do SUS alertam o Governo Federal sobre uma possível 3º onda de Covid-19
Área técnica de saúde teme piora em todo país.

Segundo gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) que participaram das discussões sobre o coronavírus, o ministro Marcelo Queiroga, afirma ter intensa preocupação sobre o cenário da crise sanitária, mas publicamente tenta minimizar o risco de alta no curto prazo. Os secretários de estado e municípios vem alertando ao governo federal sobre a chegada de uma nova onda da pandemia de Covid-19, o estado de incerteza sobre essa nova onda preocupa toda população científica.

Em pronunciamento aos documentos internos apresentados por secretários de estado, o ministro da saúde afirma: “ Não estamos vislumbrando isso nesse momento. A maneira adequada de se evitar a terceira onda é avançar na campanha de vacinação”. Ele afirmou que alguns estados e municípios já notaram “pressão sobre o sistema de saúde”. “Isso se remete pela abertura que foi concedida nesses estados”. O Brasil registrou 2.136 mortes pela doença e 77.598 novos casos, totalizando 446.527 óbitos e 15.976.156 pessoas infectadas durante a crise sanitária.

A média móvel de mortes ficou em 1.963 óbitos por dia nesta última sexta-feira, abaixo de 2.000 pelo 11º dia consecutivo, sendo que em 120 dias a média está acima de mil óbitos diários. Em depoimento à CPI da Covid, em 06 de maio, Marcelo Queiroga disse que o exemplo do Amazonas deve servir de alerta para evitar uma nova onda, “que pode ser muito perigosa para nossa população”, afirma o ministro da saúde.
 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 21/05/2021 10:25

Live: Autocobrança: Porque me cobro tanto?

Kelma Farias
Live: Autocobrança: Porque me cobro tanto?
Acontecerá neste sábado às 19h30min.

A autocobrança pode ser uma super exigência que fazemos para nos colocar disciplina em direção a um objetivo. Porém, essa energia atua como uma forma de pressão interna nos impedindo de ver os resultados brilhantes que conseguimos no nosso dia a dia. A pergunta é: será que essa postura não afasta a paz e coloca ainda mais ansiedade no meio do caminho rumo ao sucesso? Saber se cobrar é importante, porém, quando esse olhar para si mesmo é pouco generoso e muito recorrente, começa a surgir a autocobrança excessiva.

Vamos adicionando tarefas e mais tarefas à nossa lista e buscamos incansavelmente formas de “chegar lá” mais rápido. Esse é o pontapé inicial para seguidas frustrações e outros sentimentos que, aos poucos, afundam nossa autoestima e saúde mental como um todo. Por este motivo e com intuito de ajudar as pessoas que passam por este problema, convidei para uma live duas grandes amigas, onde discutiremos sobre o assunto e sob o olhar de uma profissional de psicologia, será concedido um direcionamento para o enfrentamento da autocobrança excessiva.

A live acontecerá neste sábado (22), às 19h30min, e sua transmissão será pela plataforma do Instagram. Contarei com duas honrosas presenças: Dra. Kelma Farias, Psicóloga CRP15/5034, a quem nos concederá direcionamento profissional e uma excelente abordagem do tema, e Ivana Florentino, Miss Plus Size Alagoas, digital influencer, que em suas redes sociais trabalha o princípio da autoestima. Convidamos à todos para participarem deste momento de informação e cuidado com o nosso bem maior, a nossa vida!

Instagram da live: @williannelsonof
 

Comentários comentar agora ❯

  • Rosely Muito importante levar essa informação as pessoas, tem gente que se cobra tanto q falta até tempo para cuidar de si própria.