Prévia carnavalesca acontecerá no dia 1º de fevereiro
O Programa de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde de Maceió já está com tudo pronto para levar ao corredor da folia, no próximo dia 1º de fevereiro , o Bloco do Prazer, contagiando os foliões das prévias carnavalescas, no bairro de Jaraguá, a partir das 20 horas. Criado há 19 anos pela Coordenação do Programa, a iniciativa visa reforçar a mensagem de prevenção e solidariedade.
A troca da lata de leite NAN 1 (ou NESTOGENO 1) pelo abada começou ontem (28/01) na sede da SMS, somente pela manhã. Este ano, o desfile tem como tema “Carnaval é diversão, mas tenha sempre sua camisinha à mão”. O foco é a prevenção com o uso contínuo da camisinha entre a população sexualmente ativa – hetero e homossexual – segmento onde surge maior número de casos de Aids.
Os dados do município registram, de 1986 a 2012, 2.678 pacientes diagnosticados. Só em 2012, foram 166, dos quais 111 no sexo masculino e 55 no sexo feminino. A faixa etária que concentra o maior número é a de 20 a 34 anos de idade.
“A campanha tem como objetivo primordial alertar para a importância do uso contínuo do preservativo, principalmente no período carnavalesco onde a tendência da população em utilizar álcool e outras drogas de maneira exacerbada tende a aumentar a vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis”, ressalta a coordenadora do Programa no município, Sandra Gomes.
Além da SMS os foliões podem pegar as camisas do bloco até o dia 1º de fevereiro nos Balcões da Prevenção instalados no Hiper Bompreço Jatiúca, das 9h às 15h, e no calçadão do comércio – próximo à Loja Insinuante – das 9h às 15h. Vale ressaltar que todo o leite arrecadado será doado para crianças expostas ao vírus HIV atendidas pelo Centro de Testagem e Aconselhamento do Bloco I do PAM Salgadinho, que não podem ser amamentadas para que não ocorra a transmissão vertical do vírus HIV.
Além do desfile – que acontece no dia 1º de fevereiro, com concentração às 20h, no palco colocado por trás do Museu Théo Brandão – as ações da campanha terão continuidade durante os desfiles comandados pelo bloco Pinto da Madrugada, no sábado (02), no Balcão da Prevenção que ficará instalado, das 8h às 17h, na orla da Pajuçara, a fim de orientar a população de Maceió e os turistas acerca das medidas de prevenção à Aids e às DSTs, disponibilizando também preservativos masculinos/femininos e material impresso educativo.
Contando com a colaboração de vários parceiros – Departamento de Atenção à Saúde (DAS) da SMS, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Fundação Municipal de Cultura, SESC Alagoas, Hiper Bompreço Jatiúca e Loja Insinuante – a campanha voltada para o carnaval ganhou o reforço, desde o início de janeiro, de uma cota duplicada de preservativos (600 mil unidades), que vêm sendo disponibilizadas pelas unidades de saúde, ONGs/Aids e instituições públicas e privadas.
Esta ação estará presente também durante as folias de Momo em todos os locais de préviascarnavalescas e de festividades que serão promovidas pela Fundação Municipal de Cultura, intensificando as ações de prevenção às DST, Aids e Hepatites Virais em Maceió.
