Os condutores que passarem pela região de Arapiraca durante esta semana vão receber instruções sobre o uso do cinto de segurança para todos os passageiros do veículo, assim como a importância da instalação da cadeirinha para crianças.
Os homens do 3º Batalhão de Polícia Militar de Alagoas estão realizando a operação durante a Semana Nacional de Trânsito, que acontece até este sábado, 25.
A participação da PM foi solicitada pela Mineração Vale Verde (MVV), que promove em Arapiraca e Craíbas a campanha de educação no trânsito a partir do tema da campanha nacional desenvolvida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran): “Cinto de Segurança e Cadeirinha”. Os militares e colaboradores da empresa montaram blitz em um dos acessos a Arapiraca pela rodovia AL 220.
De acordo com o sargento PM Francisco Barreto, toda vez que a comunidade se une para melhorar a vida na cidade, toda a população é quem sai ganhando. “Neste caso é preciso que os motoristas se conscientizem de usar o cinto de segurança e também cadeirinha quando for transportar criança”, reforçava o sargento, acrescentando que campanha de conscientização é sempre bem vinda e que a PM permanece à disposição da comunidade.
Além de alertarem os condutores para o uso dos equipamentos de segurança, os PMs e colaboradores da MVV distribuíam panfletos com orientações ao cumprimento da lei. “Todos já sabem que se dirigir sem o cinto de segurança, vai ser multado; e agora também quem não usar a cadeirinha quando for transportar criança”, assegurou o sargento Barreto.
“Ajude a salvar vidas. Use o cinto de segurança e cadeirinha para crianças”, dizia Jenieide Marinho, analista de recursos humanos da MVV, toda vez que abordava algum motorista para entregar o panfleto da campanha. Alguns foram flagrados sem o cinto, notadamente homens mais velhos, que eram prontamente alertados.
Além da blitz desta segunda-feira (20), os militares devem voltar a participar da ação nesta quinta-feira (23), na entrada da cidade de Craíbas. Durante toda a semana ainda haverá palestras em escolas da rede municipal e na sede do projeto da MVV, em Craíbas, com a participação de militares do 3 BPM.
Dados do Denatran revelam que acidentes de trânsito representam a principal causa de morte de crianças entre 1 a 14 anos. Dados de 2008 mostram o registro de mais de 22 mil vítimas não fatais com idade entre 0 e 12 anos e 802 vítimas fatais da mesma faixa etária.