×

Roberto Lopes

Bispo de Penedo receberá título de Cidadão Honorário do Estado de Alagoas

Após o recesso parlamentar, no início do próximo ano, a Assembleia Legislativa deve votar o projeto de lei nº 673/2023, de autoria do deputado Fernando Pereira (PP), que concede título de Cidadão Honorário do Estado de Alagoas ao bispo Dom Valdemir Ferreira dos Santos pelos relevantes serviços prestados ao Estado. A proposição deu entrada no protocolo da Casa no último dia 14 de dezembro e encaminhada as comissões técnicas do legislativo para a emissão de pareceres.

Dom Valdemir foi nomeado pelo Papa Francisco bispo da Diocese de Penedo no dia 18 de agosto de 2021, sucedendo Dom Valério Breda, falecido em 2020, vindo de transferência da Diocese de Amargosa, na Bahia, onde estava desde 2016. Nascido em 30 de março de 1960, em nova Canaã (BA), dom Valdemir estudou Filosofia no Seminário Maior do Nordeste de Minas, em Teófilo Otoni (MG). Seus estudos de Teologia foram realizados na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Foi ordenado presbítero em 6 de setembro de 1987, em Ibicuí (BA).

Como padre, teve atuações como membro da equipe de Coordenação da Catequese do Regional Nordeste 3, coordenador da Pastoral Catequética na então diocese de Vitória da Conquista e coordenador da Pastoral Catequética do Sub-Regional V. Também foi professor no Instituto Diocesano de Filosofia, vice-reitor (1992-1994) e reitor (1995-1996) do Seminário Maior de Filosofia. Foi vice-presidente e depois presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (1996-1997), reitor do Seminário Propedêutico (1997), diretor da Escola de Formação Diaconal Arquidiocesana (2007), entre outras funções. Antes de sua nomeação episcopal, foi membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores, e ecônomo arquidiocesano.