Usuários do transporte público coletivo já podem contar desde o início do mês com mais um serviço para facilitar a aquisição de créditos para o cartão de ônibus. Os postos de autoatendimento de recarga foram lançados pela Prefeitura de Maceió e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, em parceria com a Transpal, no último dia 04.
Para o superintendente da SMTT, Tácio Melo, este foi mais um incremento que visa à eficácia do sistema de transporte público na cidade. “É um benefício que facilita o atendimento aos usuários de ônibus e faz com que os passageiros possam buscar nos coletivos regularizados o meio mais seguro de se locomover em Maceió”, enfatiza Tácio Melo.
Com as máquinas de auto-atendimento, as pessoas que vão até os postos de recarga da Transpal não precisam enfrentar as filas dos guichês e elas próprias podem colocar os créditos inserindo o valor desejado. A máquina valida os créditos que já podem se utilizados logo em seguida.
Onze máquinas estão distribuídas pelos postos do Cartão Bem Legal na Av. Buarque de Macedo, Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), no Tabuleiro do Martins e na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), além de mais duas no Terminal Integrado do Benedito Bentes.
O superintendente da SMTT acredita também que a tecnologia vai ajudar na diminuição de assaltos dentro dos ônibus. “Com a facilidade da recarga dos créditos do bilhete eletrônico acreditamos que as pessoas passem a obter cada vez mais o Cartão Bem Legal e deixem de usar o dinheiro para passar na catraca diminuindo assim a circulação de valores nos coletivos”, salienta ainda.
Além do auto-atendimento, mais 75 pontos de recarga de créditos para passagem de ônibus estarão espalhados pela cidade. Eles funcionarão como recarga para celulares em lojas de conveniência. Cinco já se encontram funcionando em fase de teste e a estimativa é que até o mês de setembro todos os 75 pontos já estejam com a recarga disponível.
O pacote de investimentos no transporte público ainda inclui a instalação de aparelhos GPS nos ônibus para monitoramento dos itinerários, horários de saída e previsão de chegada nos pontos de ônibus, implemento de mais ônibus em bairros de Maceió por meio de parceria com as empresas operadoras do sistema, reforma e construção de terminais e abrigos, faixa exclusiva para ônibus para diminuir o tempo das viagens, além da licitação do transporte público programada para este ano.
