A VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas será um posto da campanha do desarmamento infantil para que as crianças possam trocar suas armas de brinquedo, filmes e jogos violentos por revistas infantis. A troca vai acontecer no estande da Secretaria de Estado da Promoção da Paz (Sepaz), no Centro de Convenções Ruth Cardoso, de 25 de outubro a 03 de novembro.
A proposta é que as crianças que frequentam a Bienal do Livro sejam orientadas desde cedo na cultura de paz e não violência, com o estímulo à leitura. As revistinhas infantis foram cedidas pela Editora Abril, parceira na campanha.
Para o superintendente de Promoção da Cultura de Paz, Adalberon Sá Junior, a iniciativa contribuirá na redução da violência por armas de fogo, problema sério que é agravado pela enorme quantidade de armas em circulação.
“Esperamos com esta iniciativa proporcionar uma maior conscientização acerca do perigo de se ter uma arma de fogo em casa e principalmente que tem vitimado, acidentalmente, crianças e adolescentes” reflete Adalberon.
A ação faz parte da Campanha do Desarmamento, que vem ganhando adesões desde a criação do Ônibus do Desarmamento – posto itinerante de coleta de armas de fogo, idealizado pela Sepaz.
“Esperamos com esta ação reproduzir nos adultos uma maior reflexão e novas adesões à campanha nacional de entrega voluntária de armas de fogo. A indenização varia de R$150 a R$ 450 dependendo do tipo e calibre da arma”, destacou.
