×

Cultura

Bibliotecas da Ufal retomam serviços presenciais apenas para comunidade acadêmica

Primeira semana será para receber livros que foram emprestados antes da pandemia

Assim como os outros setores da Universidade Federal de Alagoas, o Sistema de Bibliotecas (Sibi) também está se preparando para a volta das atividades presenciais com a retomada das aulas do semestre letivo 2021.2. Visando evitar aglomeração e filas extensas nas dependências das unidades integrantes do sistema, foi organizado um cronograma especial.

Na primeira semana, de 21 a 25 de março, todas as unidades dos quatro campi funcionarão apenas para devolução de livros. “Aproveitamos a oportunidade para informar que não serão cobradas multas de livros com data de devolução no período da pandemia”, ressaltou a diretora Cristiane Cyrino Estevão.

O serviço de empréstimo de livros só vai funcionar a partir da segunda semana do retorno presencial, de 28 de março a 1º de abril. Será disponibilizado um link na página virtual do Sibi com todas as orientações para agendar a data de pegar o material. Apenas a comunidade interna da Ufal pode realizar empréstimos. O cronograma do Campus Arapiraca vai seguir um prazo maior para este serviço, que só vai iniciar na segunda quinzena após o retorno das atividades.

Na devolução, os livros recebidos ficarão separados por um período, em seguida vão ser higienizados e, só então, disponibilizados nas estantes. O uso dos espaços físicos das bibliotecas será controlado, seguindo os protocolos de biossegurança da Ufal, que incluem uso obrigatório de máscara e higienização das mãos com álcool 70%. Haverá redução de assentos, distanciamento de um metro na fila de serviço de empréstimo e orientações para os usuários respeitarem a distância de um metro entre as pessoas.

Serviços como nada consta, depósitos de trabalhos no Repositório Institucional e elaboração de ficha catalográfica, continuarão sendo ofertados normalmente de forma on-line. A partir do dia 4 de abril todos os serviços serão normalizados, quando a comunidade acadêmica poderá utilizar o laboratório de pesquisa e os espaços de estudo individual e em grupo.

A sociedade em geral será informada quando estiver definida a data para atendimento de usuários externos.