×

Cultura

Bibliotecas da Codevasf passam por levantamento bibliográfico

Equipe concluiu levantamento bibliográfico em Penedo

As bibliotecas da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) constituem uma rica fonte de informação sobre as áreas de atuação da empresa. Para conhecer em números o acervo bibliográfico das sete bibliotecas regionais e da unidade sede em Brasília, a Codevasf formou um grupo de trabalho composto por duas bibliotecárias, uma arquivista e um administrador de empresas que percorreu todas as unidades, levantamento concluído nesta quinta, 22, na biblioteca da Codevasf em Alagoas.

Segundo Nilva Chaves, bibliotecária e presidente do grupo de trabalho, o objetivo da iniciativa é realizar um levantamento bibliográfico para conhecer a quantidade de publicações disponíveis no acervo de cada unidade. “Encontramos muitas publicações desatualizadas, a exemplo do material bibliográfico na área de direito, no qual a legislação já foi atualizada. Outras publicações estão obsoletas, pois o conhecimento avançou”, explicou, em meio ao trabalho de avaliação do acervo da biblioteca da Codevasf em Penedo.

2,5 mil publicações

A bibliotecária da Codevasf afirmou que já foram contabilizados cerca de 2,5 mil publicações. De acordo com Nilva Chaves, desse total, o grupo de trabalho irá sugerir que, ao final do levantamento, alguns títulos sem valor histórico ou bibliográfico sejam descartados e outros permaneçam no acervo. “Temos títulos importantíssimos de elevado valor histórico, como o 'Atlas e relatório concernente à exploração do Rio de São Francisco desde a cachoeira da Pirapora até ao Oceano Atlântico'. Outras publicações com temáticas relacionadas à atuação da empresa, como na área de recursos hídricos ou irrigação, serão mantidas”, acrescentou.

O levantamento do acervo bibliográfico das bibliotecas da Codevasf identificou que a maioria das publicações das unidades regionais datam das décadas de 1980 e 1990, quando essas unidades foram implantadas. Já na sede da empresa em Brasília, o acervo data da década de 1930 até os dias atuais.

Quanto à organização do acervo das unidades regionais, a bibliotecária Nilva Chaves explicou que somente será possível com a catalogação das publicações por um bibliotecário. “Infelizmente constatamos que as bibliotecas das superintendências regionais da Codevasf não podem cumprir sua função e, na maioria dos casos, servem atualmente como depósito de livros e outros materiais, uma vez que não há um profissional de biblioteconomia atuando nesses espaços”, declarou.

Ela afirmou que, durante o trabalho de levantamento bibliográfico nas superintendências regionais, sugeriu aos dirigentes em cada estado a contratação de bibliotecários como forma de organizar as unidades.

O grupo de trabalho responsável pelo levantamento do acervo bibliográfico é composto, além da presidente dos trabalhos, bibliotecária Nilva Chaves, pela arquivista Lidiane Castelo Branco, pela bibliotecária Diana Luz e pelo administrador Sérgio Siqueira Campos.

Outro grupo de trabalho local com empregados da Codevasf em Alagoas já vinha atuando no levantamento bibliográfico do acervo na unidade regional. O grupo é formado pelos empregados João Monteiro, que preside os trabalhos, Marival Cardoso, Laerte Bispo e Esdras Matos. Segundo o gerente regional da Gestão Estratégica da Codevasf em Alagoas, Sílvio Romero, os resultados do grupo de trabalho local subsidiaram a atuação do grupo de trabalho nacional.

“O trabalho do grupo da Codevasf em Alagoas antecipou-se e realizou o levantamento do acervo. Além disso, os trabalhos locais também identificaram as condições de uso da biblioteca, o que permitirá um avanço na organização da unidade”, declarou Sílvio Romero.

A biblioteca da Codevasf em Alagoas, cuja sede funciona em Penedo, possui em seu acervo publicações fundamentais para se entender a ocupação humana e o desenvolvimento das atividades econômicas no vale do São Francisco. Os visitantes podem encontrar obras raras e de grande significado histórico como os livros “O Homem no Vale do São Francisco”, de Donald Pierson, considerado um marco na análise do homem e da região do Vale do São Francisco, e “O Rio São Francisco: fator propício da existência do Brasil”, de Geraldo Rocha, publicação considerada decisiva para a criação da Comissão do Vale do São Francisco (CVSF), que em 1974 seria transformada na Codevasf.

A biblioteca está aberta à visitação pública das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.