×

Penedo

Biblioteca pública municipal é inaugurada em Penedo

Casa do Barão de Penedo abriga agora uma biblioteca pública

O antigo sobrado onde residiu o Barão de Penedo, um dos filhos ilustres da cidade ribeirinha, é agora endereço de uma biblioteca pública municipal. O espaço localizado à Rua Dâmaso do Monte também passa a abrigar a sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com o pavimento térreo reservado à biblioteca que leva o nome do escritor Sabino Romariz, outro personagem de destaque na história penedense.

Inaugurada nesta quinta-feira, 22, a biblioteca conta com recepção, ambiente de leitura e de consulta aos livros e ainda sala com televisão para pesquisa de registros em vídeo. A ambientação do local ficou a cargo da empresa Lemy Engenharia, serviço orçado em R$ 17 mil, conforme anunciado pelo prefeito Israel Saldanha durante a solenidade. O aspecto geral é agradável e adequado ao fim proposto, mas a quantidade de títulos deixa a desejar.

Fernando Vinícius - aquiacontece.com.brAcervo da biblioteca foi doado

Segundo a secretária municipal de Cultura e Turismo, Eliana Rêgo Cavalcanti, parte do atual acervo foi doada pela Secretaria Municipal de Educação, com o restante enviado pelo Ministério da Cultura. “Nós vamos iniciar uma campanha de doação de livros com a comunidade a partir do próximo ano”, afirmou a turismóloga. Além de aumentar as possibilidades de escolha de livros, a ampliação do acervo é importante para incentivar a leitura e a prática da escrita.

Um exemplo a ser seguido na direção do desenvolvimento intelectual foi apresentado durante o evento, trabalho desenvolvido em uma escola da rede municipal de ensino que não teve divulgação, falha que se repete ao longo das três últimas gestões na prefeitura de Penedo. Por iniciativa da professora Dione Jonas da Fé, que leciona na Escola Manoel Soares, cinco alunos da 8ª série produziram durante este ano quatro livros, textos coletivos disponíveis no acervo da biblioteca.

“Novos escritores de Penedo”

Os títulos dos “novos escritores de Penedo”, como definiu o prefeito Israel Saldanha, são “Minha Vida”, textos autobiográficos, abordagem semelhante aos relatos em forma de diário, reunidos em “Um Diário” e ainda as anotações de um dia de lazer, registros transcritos em “No Clube”. Por fim, há a coletânea de contos assinados por Wagner Suel de Braz Santos, 15 anos, Rafael Santos da Silva, 13 anos, Ângelo Bispo dos Santos, 14 anos, Luiz Paulo Silva dos Santos, 14 anos, e Liliane da Silva, 15 anos.Fernando Vinícius - aquiacontece.com.br

Não fosse a inauguração da biblioteca, provavelmente esse trabalho ficaria restrito ao conhecimento da comunidade escolar. Apesar disso, outra boa notícia anunciada durante a inauguração da biblioteca foi a garantia da instalação do Espaço Mais Cultura em Penedo, segundo a secretária Eliana Cavalcanti.

Espaço Mais Cultura no aterro da Lagoa do Oiteiro

O equipamento cultural será construído no aterro da Lagoa do Oiteiro, próximo ao local onde está sendo erguida nova sede do Tribunal de Justiça no município. O investimento assegurado durante negociação fechada na última sexta-feira, 17, está orçado em R$ 450 mil, mais 20% desse valor a título de contrapartida da prefeitura.