A Biblioteca Pública Epifânio Dória recebeu na última quinta-feira, 30, estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Convidados pela diretora da Sala de Cultura Popular da Biblioteca, Izabel Nascimento, os jovens puderam conhecer um pouco sobre o local e o funcionamento do mesmo.
A visita começou pela Sala de Cultura Popular Manoel D’Almeida Filho, onde receberam informações sobre o histórico do local e sobre as obras que estão à disposição da população. Criada em 1996, a sala atende estudantes, professores e outros segmentos da sociedade que têm interesse em conhecer e reconhecer a importância da cultura sergipana e nacional.
Além dos mais de dois mil cordéis de artistas sergipanos e de outros estados, o acervo é composto por xilogravuras, artesanato, e uma série de elementos da cultura que em conjunto formam a nossa história. Segundo a diretora da sala, objetivo é disseminar a cultura local, por isso convida não só alunos, mas todos os segmentos da sociedade para conhecer a Biblioteca. “Nós entendemos que a Biblioteca é um espaço aberto para toda sociedade, então convidamos a população a conhecer não só a sala de cultura popular, mas a biblioteca como um todo”.
Para a estudante Iris dos Santos, conhecer a Biblioteca é uma oportunidade única. Amante da literatura de cordel, ela contou que fica fascinada pela simplicidade presente nas histórias. “Acho incrível, são histórias rápidas, que nos prendem e de fácil entendimento, gosto muito”.
Logo após, acompanhados pela professora Dalila Bispo, os alunos continuaram o passeio pela Biblioteca seguindo em para a Galeria J. Inácio. Para ela visitas como esta são muito importante, pois “além de divulgar a cultura sergipana, dá a oportunidade de os alunos conhecerem e adquirirem esse conhecimento que servirá para o crescimento deles enquanto pessoa”.
