A partir do mês de setembro os usuários da Biblioteca Mário Cabral, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), terão mais obras literárias para apreciar. A doação de mais de mil exemplares de livros, DVDs e CDs, do saudoso dramaturgo Augusto César Macieira, chegou na tarde de ontem, 10, no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega).
Formado em medicina e apaixonado pelo teatro, o aracajuano Augusto César Macieira dedicou sua vida as artes cênicas, onde dirigiu o Grupo Experimental da Universidade Federal de Sergipe e o Grupo Raízes. Macieira, também fez participações em diversos projetos da rede Globo. O acervo doado pelos filhos incluem obras de Jean-Claude Bernardet, José Carlos Avellar e Marvin Carlson, além de coleções de livros em francês e espanhol e dos troféus conquistados ao longo da carreira.
De acordo com a coordenadora da unidade, Verônica Cardoso, o material passará por uma triagem para que o mesmo seja avaliado e devidamente separado. “Todo o material será classificado e higienizado para que por fim ele seja catalogado e disponibilizado ao usuário. Esse processo será realizado ao longo do mês e será encerrado provavelmente no início do próximo mês”, explicou.
Com foco na cultura sergipana a Biblioteca Mário Cabral possui atualmente cerca de 2 mil livros que permeiam entre a literatura universal e a própria literatura sergipana , incluindo também obras de autores sergipanos como Antônio Saracura, Expedito Souza, Hermes Fontes, Fausto Cardoso, Silvio Romero e o patrono Mário Cabral. “Nós temos tanto livros de poesias, romances e contos, como obras que falam da cidade de Aracaju e obras específicas sobre temas como teatro, folclore e cinema”, completou.
A biblioteca conta ainda com visitas monitoradas, espaço para leitura e estudo, e telecentro com quatro computadores. “Mensalmente desenvolvemos em parceria com escolas projetos que incentivam à prática da leitura, a exemplo da Cirande de Conversa que será realizada no próximo dia 19”, falou. A Biblioteca Mário Cabral está localizada no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega).