Os preparos para o XXVII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação já estão acontecendo em todo o país, e a Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), não está de fora. No próximo dia, 03, das 09h às 12h, a unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), irá promover uma palestra com a presidente da Federação das Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação Institucional, Adriana Cybele Ferrari.
Graduada em Biblioteconomia, Adriana Cybele Ferrari, é especialista em Gestão de Sistema da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foi diretora técnica da Biblioteca da Universidade de São Paulo. Foi coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e do Prêmio São Paulo de Literatura. Atualmente é assessora da Universidade de São Paulo.
Este ano, o tema do CBBD será “Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas: como as bibliotecas podem contribuir com a implementação da Agenda 2030”. A temática está alinhada ao Programa Internacional Advocacy Program (IAP) que vem realizando workshops em todo o mundo. Além disso, o objetivo do Encontro é discutir o estado da arte da Biblioteconomia e da Ciência da Informação e integrar os profissionais das bibliotecas brasileiras de todas as tipologias: escolares, públicas, comunitárias, universitárias e especializadas.
CBBD
O CBBD busca libertar as bibliotecas do estereótipo de que são somente espaços para armazenamento de livros, mostrando que podem contribuir com o desenvolvimento da sociedade. A ideia é que esses exemplos inspiradores possam fazer com que os profissionais brasileiros iniciem serviços à semelhança em suas bibliotecas ou ainda estimulem escrever os programas e projetos que já estão acontecendo e que podem transformar vidas.
