Alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de conhecer o espaço
Promover o hábito da leitura é fundamental para o desenvolvimento social. Em um estado como Alagoas, onde a taxa de analfabetismo corresponde a 17,1% da população, esse incentivo torna-se ainda mais necessário. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), de 2019, o estado está no topo da lista de locais com maiores taxas de analfabetismo no Brasil. Com o objetivo de contribuir para a melhora desse cenário, o Sesc Alagoas conta com quatro espaços fixos para leitura e duas bibliotecas móveis que podem ser acessados gratuitamente.
Ontem (20), o BiblioSesc (biblioteca volante) visitou a Escola Municipal Sérgio Luiz Pessoa Braga, localizada no bairro Chã da Jaqueira. Durante a visita, alunos do 1º ao 4º ano do fundamental tiveram a oportunidade de conhecer o espaço. Alícia Santiago, 8 anos, foi uma dessas crianças. “Eu gosto dos livros. Ainda não sei ler, mas quero aprender. Minha história favorita é a da chapeuzinho vermelho”, contou.
A auxiliar de biblioteca do Sesc Alagoas Kátia Moraes disse que, mesmo com o alto déficit de leitura observado nos lugares visitados pela biblioteca móvel, é possível ver os resultados e a relevância de um projeto como o BiblioSesc. “Quando apresentamos a leitura de uma forma lúdica e descontraída, ajudamos a despertar o interesse das pessoas pelos livros”, afirmou.
BiblioSesc
O projeto foi criado em 2005, pelo Departamento Nacional do Sesc, com a finalidade de estimular a leitura em comunidades que possuem carência de bibliotecas públicas. Em Alagoas, ele existe desde 2008 e atualmente possui dois caminhões que atendem bairros das cidades de Maceió e Arapiraca, previamente mapeados e definidos pelo Sesc, e de outros municípios do estado por meio de solicitações.
Com um acervo de mais de três mil títulos, a biblioteca móvel disponibiliza gratuitamente aos usuários títulos da literatura brasileira e estrangeira, biografias, livros didáticos, além de atividades como ciclos de leitura, contação de histórias e oficinas literárias.
Serviço
Quem pode solicitar visita: escolas, instituições sociais e municípios que não estão na rota fixa do BiblioSesc (Maceió e Arapiraca) e não têm acesso a serviços de biblioteca. Os interessados devem realizar solicitação prévia, encaminhando ofício ao Sesc Alagoas.
Mais informações: 2123-2442 (Maceió) | 3482-2415 (Arapiraca).
