O comandante Bernardinho, técnico da seleção masculina de voleibol, anunciou nesta SEGUNDA-FEIRA (23.04), a relação com os 25 nomes dos jogadores que serão inscritos na Liga Mundial de 2012, conforme exigência da Federação Internacional de Voleibol (FIVB).
Do grupo previamente convocado, sairão os jogadores que disputarão a competição que terá início no dia 18 de maio. O Brasil está no grupo B, ao lado de Canadá, Finlândia e Polônia.
Os pré-inscritos são os levantadores Bruno (Cimed/SKY), Marlon (RJX), Ricardinho (Vôlei Futuro), William Arjona (Sada Cruzeiro) e Raphael (Trentino Diatec); os opostos Wallace (Sada Cruzeiro), Leandro Vissotto (Cuneo), Theo (RJX), Lorena (Vôlei Futuro) e Renan (BMG/São Bernardo); os centrais Éder e Gustavo (Cimed/SKY), Sidão e Rodrigão (Sesi-SP), Lucão (RJX) e Henrique (Vivo/Minas), os ponteiros Giba (Cimed/SKY), Murilo (Sesi-SP), Thiago Alves (Panasonic Panthers), João Paulo Bravo (Arkas Spor Kulubu), Dante (RJX), Lucarelli (Vivo/Minas) e Maurício Borges (Sada Cruzeiro) e os líberos Serginho (Sesi-SP) e Mário Junior (Vôlei Futuro).
Na fase inicial o Brasil estará no Canadá, onde medirá forças contra Polônia, Canadá e Finlândia, nos dias 18, 19 e 20 de maio, no Ricoh Coliseum, em Toronto. Em seguida, a equipe brasileira seguirá para Katowice, na Polônia, onde terá a sequência de Finlândia, Canadá e Polônia nos dias 1º, 2 e 3 de junho, no ginásio Spodek.
A terceira fase será em casa. Os torcedores brasileiros poderão ver a seleção brasileira de perto no ginásio Adib Moysés Dib (Poliesportivo), em São Bernardo do Campo (SP), nos dias 8, 9 e 10 de junho, contra Finlândia, Canadá e Polônia. Na última etapa, os quatro países jogarão em Tampere, na Finlândia, nos dias 15, 16 e 17 de junho.
A fase final da Liga Mundial 2012 será em Sofia, na Bulgária, de 4 a 8 de julho, entre seis times – os primeiros de cada grupo, o melhor segundo colocado, além do país-sede – que estarão divididos em dois grupos. Os dois primeiros de cada um avançam para as semifinais do campeonato.
Novo formato
Neste ano, a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) utiliza um novo formato que, pela primeira vez na história da Liga Mundial, reúne os quatro times de um grupo em uma cidade-sede. A cada final de semana, as seleções duelarão na casa de um integrante do grupo. Com isso, a competição não será mais disputada em seis semanas e, sim, em apenas quatro.
Em 2012, o Brasil buscará o 10º título da história. Em 2011, a seleção brasileira chegou à final, mas acabou superada pela Rússia, e ficou com a medalha de prata.