×

Penedo

Beneficiários voltam a denunciar irregulardidades no Programa do Leite em Penedo

Mãe de três filhos lamenta a falta do alimento em sua mesa

Quase um mês depois de passado o pleito eleitoral, as denúncias em relação ao Programa do Leite não cessam e dezenas de pessoas se consideram penalizadas pelas pessoas responsáveis pela distribuição em Penedo, alegando que estão sendo perseguidas politicamente, devido a não terem comungado com a opção política dos responsáveis pela distribuição do alimento nas comunidades.

Nesta segunda-feira, 22 de outubro, a dona de casa Adeilda Soares dos Santos, mãe de três filhos beneficiados pelo Programa do Leite, denunciou à Rádio Penedo FM ( 97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) que no Conjunto São José, no bairro Dom Constantino, em Penedo, a responsável pela distribuição que é presidenta da Associação Comunitária de Moradores, uma mulher identificada apenas por ‘Meire’, teria repassado a responsabilidade para uma vizinha que há semanas vem tratando com desrespeito e descaso os beneficiários do Programa.

“Semana passada o leite chegou na quarta-feira, dia 17, mas ninguém foi informado. Fomos buscar na sexta-feira, 19, e o filho da responsável disse que já tinha acabado e que quem achasse ruim fosse procurar seus direitos, pensando ele talvez que o leite é dele, algo injusto e de total irresponsabilidade”, declarou Adeilda Soares.

Outras denúncias

Poucos dias depois da eleição do dia 07 de outubro, moradores do Camartelo, localidade do Centro de Penedo, denunciaram que a pessoa responsável pela distribuição do leite na comunidade havia viajado e o caminhão que traz o produto perecível teve que retornar com todo o alimento para a capital alagoana.

Em Igreja Nova a denúncia também foi feita pelos moradores do Povoado Conceição. Segundos os beneficiários do Programa, a pessoa responsável pela distribuição, conhecida na comunidade da zona rural como ‘Mocotó’, levou todos os pacotes de leite para casa, distribuindo de forma aleatória e excluindo todos os eleitores que votaram no candidato José Augusto Souza Santos, o Gusto do PDT, eleito com 6073 votos.

Contemplados pelo Programa do Leite

O Programa do Leite que contempla gestantes, a partir da constatação da gestação pelas Unidades Básicas de Saúde e que façam exame pré-natal; crianças de 2 até 7 anos de idade que possuam certidão de nascimento e que estejam com controle de vacinas em dia; nutrizes até 6 meses após o parto e que amamentem, no mínimo, até o sexto mês de vida da criança; pessoas com 60 anos ou mais; outros, desde que justificado e autorizado pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN.