×

Alagoas

Beneficiários do Bolsa Família devem procurar municípios para atualizar cadastro

Beneficiários do Bolsa Família, que tiveram seus vencimentos suspensos, precisam atualizar cadastro

Os beneficiários do Bolsa Família que tiveram o pagamento suspenso devem procurar a central do programa ou os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios para fazer a atualização do cadastro. Com a situação regularizada, o benefício volta a ser concedido normalmente.

A orientação é da superintendente de Assistência Social da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Econômico (Seades), Arabella Mendonça, que alerta ainda para a falta de atenção às informações que constam no extrato.

A polêmica em torno do programa federal de transferência de renda voltou a ser levantada na última segunda-feira, com o anúncio de que mais de 273 mil benefícios do Bolsa Família foram cancelados por falta de atualização do Cadastro Único. Somente em Alagoas, de um total de 22.110 beneficiários para revisão, apenas 16.805 atualizaram os dados – o que significa que 5.305 famílias tiveram o benefício suspenso.

A atualização é feita naturalmente pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), a cada três meses. E a solicitação acontece por meio do extrato bancário. “Quando o usuário vai receber o benefício já vai uma informação de que ele precisa procurar o Bolsa Família para atualizar o cadastro”, acrescenta a superintendente de Assistência Social.

Ela destaca ainda que a atualização de dados pode ocorrer tanto por conta da situação cadastral, tanto por conta do descumprimento de compromissos assumidos pelas famílias beneficiadas – que precisam manter os filhos na escola e a agenda de saúde em dia.

Suspensão – O alto índice de beneficiários que não tiveram o cadastro atualizado no Estado, segundo Arabella Mendonça, deve-se principalmente à falta de atenção do próprio usuário. “Todas as vezes que o usuário do Bolsa Família for sacar o benefício, ele deve ficar atento à situação do extrato, que contém informações, por exemplo, de que o benefício foi suspenso e de que ele deve procurar o programa”, reitera.

Quem está nessa situação, agora, precisa procurar a central do programa Bolsa Família ou os Centros de Referência de Assistência Social dos municípios para atualizar o cadastro e continuar recebendo o benefício normalmente. “Não há outra forma de solucionar o problema”, salienta a superintendente da Assistência Social da Seades. Não é necessário realizar um novo cadastro; é necessário, apenas, que seja feita a atualização.

“Esse beneficiário não deixa de participar do programa Bolsa Família. O benefício foi apenas suspenso. Mas, quando ele atualizar o cadastro, volta a receber o recurso”, esclarece Arabella Mendonça.

O valor do benefício do Bolsa Família varia entre R$ 22 e R$ 200, conforme a renda familiar e a quantidade e idade dos filhos.