O tênis brasileiro dá claros sinais de crescimento, após o marasmo pelo qual passou, quando da queda de Gustavo Kuerten, no ranking da ATP. A conquista de Tiago Fernandes em Melbourne, no Grand Slam Juvenil e as vitórias de Thomaz Bellucci nos mais diversos torneios, são evidências claras do ressurgimento desse esporte no nosso país.
Bellucci inclusive, conquistou nas últimas horas desse domingo, o Torneio de Santiago ao vencer na final, o tenista argentino Juan Monaco, atual 29º na ATP. É bom salientar que, na semi-final, o brasileiro derrotou o chileno Fernando González, atual 11º no ranking da Associação de tenistas Profissionais.
Atual número 35 do ranking mundial, Bellucci deverá aparecer, na lista a ser atualizada nesta segunda-feira, na 27.ª ou 28.ª colocação, que será a sua melhor da carreira. Antes, no início de janeiro deste ano, chegou a ser o 34.º colocado. Sua posição lhe dará a quarta melhor marca de um brasileiro na história – atrás apenas de Gustavo Kuerten (1.º), Thomas Koch (24.º) e Fernando Meligeni (25.º).
O título em Santiago, terra de Fernando González – número 11 do mundo e a quem Bellucci ganhou de virada na semifinal, no sábado -, é o segundo da carreira do brasileiro. No ano passado, em sua primeira temporada disputando torneios de nível ATP, o paulista foi campeão em Gstaad, na Suíça, e vice no Brasil Open, na Costa do Sauipe, torneio em que jogará nesta semana.