×

Esporte

Bellucci perde no tiebreak e dá adeus ao US Open

Thomaz Bellucci cometeu muitos erros no tiebreak

Depois de cinco sets, 58 games e quase quatro horas de muito suor, o paulista Thomaz Bellucci se despediu ainda na segunda rodada do US Open, ao cair diante do sul-africano Kevin Anderson, 77º do ranking, por 6/7 (7/4), 7/4, 5/7, 6/4 e 7/6 (7/2).

Seu adversário será o experiente francês Richard Gasquet, que já foi top 10 e conseguiu nesta quinta-feira uma vitória inesperadamente fácil sobre o russo Nikolay Davydenko, por 3 sets a 0. Os dois jamais se enfrentaram.

O jogo foi intensamente disputado, com grande soberania de quem estava com o saque a favor. O sul-africano forçou sempre o primeiro serviço e procurou definições rápidas dos pontos, enquanto o brasileiro não teve um grande percentual de acerto de saque mas se deu melhor no fundo de quadra.

O primeiro set não viu quebras e acabou decidido num tenso tiebreak, onde ambos tiveram suas chances. No segundo set, o entanto, o sul-africano conseguiu tirar o serviço do brasileiro logo cedo e não permitiu reação.

Bellucci venceu 88% de seus pontos com o primeiro saque no terceiro set e assim não permitiu aventuras do adversário, aproveitando a segunda chance que teve para a quebra e em seguida confirmar a vitória. Mas a instabilidade voltou e, no quinto game do quarto set, uma dupla-falta de Belllucci o deixou atrás do marcador. O sul-africano continuou sacando bem e levou a decisão ao quinto set.

Novamente não houve chances de quebra em todo a parcial decisiva e a definição foi para novo tiebreak, onde então o brasileiro parecia sentir bem mais a pressão e cometeu uma sucessão de falhas a partir do 1-1.

Nos números finais da partida, Bellucci acertou 54% dos primeiros saques, inferior aos 73% do adversário, obtendo 19 aces diante de 14. O brasileiro liderou ainda em winners – 52 contra 44 – e cometeu apenas um erro a mais (54).

Bellucci, Ricardo Mello, Marcelo Melo e Bruno Soares deverão seguir de Nova York diretamente para a Índia, onde disputam a repescagem da Copa Davis dentro de 10 dias.