Bellucci vence e se prepara para enfrentar Nadal, segunda-feira
Desde 2004 sem ter um tenista brasileiro nas oitavas de final de um torneio tipo Grand Slam, o dia de oje (29/05) reservou uma surpresa agradável para os amantes desse esporte no Brasil. O croata Ivan Ljubicic, atual número 16 no ranking da ATP, só fez frente ao tênis de Thomaz Bellucci por dois sets. Depois de salvar três set-points e ganhar um duro primeiro set, o brasileiro deslanchou na partida diante de um adversário cada vez mais cansado e, com o placar de 7/6 (7/4), 6/2 e 6/4, alcança pela primeira vez as oitavas-de-final de um Grand Slam.
Seu adversário de segunda-feira será o espanhol Rafael Nadal, que venceu o último jogo do dia contra o australiano Lleyton Hewitt por 3 x 0, com parciais de 6/3, 6/4 e 6/4. Bellucci enfrentou o espanhol, também como número 2 do mundo, na primeira rodada do torneio de 2008 e deu trabalho, apesar da derrota por 3 sets a 0, parciais de 7/5, 6/3 e 6/1.
Bellucci também soma 180 pontos no ranking e com isso avança no momento ao 24º lugar, o que passaria a ser sua mais alta classificação da carreira e a segunda mais alta entre os brasileiros, igualada a de Thomaz Koch (em 1974). Ele ainda pode ser o 23º, caso o austríaco Jurgen Melzer perca na mesma rodada que ele.
Ljubicic vem de um duelo de 4h19 na segunda rodada, que demorou dois dias para ser completado. Mas não pareceu sentir isso no primeiro set, quando fez uma disputa extremamente equilibrada com Bellucci.
O brasileiro começou muito bem e abriu 2/0, mas não foi firme no saque seguinte e permitiu a virada para 2/3. Pior ainda, cometeu erros e foi apressado no oitavo game, permitindo que o croata chegasse a 5/3 com saque a favor. Bellucci não se entregou, jogou um grande game e empatou no 10º game. Com 5/6, precisou salvar três set-points, mas foi muito bem em todos eles, ora com saque-voleio, ora com ace ou saque bem colocado.
A disputa foi ao tiebreak, onde os dois se alternaram. O brasileiro fez 2-0, porém Ljubicic reagiu e foi a 4-2. Belllucci manteve o foco e ganhou então cinco pontos consecutivos, fechando a série aós 58 minutos. Na estatística, anotou 17 winners contra sete.
O canhoto paulista ganhou confiança e disparou no segundo set, chegando a 4/0 com duas quebras de saque e o domínio total. Deu uma relaxada e perdeu o serviço no quinto game, porém o croata já sentia o cansaço. Com 2/5, pediu atendimento para as costas – contusão que o incomoda desde Roma – e não evitou nova queda.
Bellucci , sem dar espaço ao adversário, abriu 3/0 no terceiro set, mas ainda teve momentos de emoção. Com 4/2, perdeu o saque num momento em que o croata partia totalmente para o risco. Por fim, conseguiu nova quebra com excelentes devoluções e fechou a partida, após 2h20.
Com o resultado, ele entra na pequena lista dos outros sete brasileiros que já chegaram às oitavas de Roland Garros em todos os tempos: o tricampeão Gustavo Kuerten, a finalista Maria Esther Bueno (1964), o semi Fernando Meligeni (1999), o quadri Thomaz Koch (1968); Flávio Saretta (2004), Jaime Oncins (1992) e Carlos Kirmayr (1981), que também foram à quarta rodada.
