Mais de 5 mil alunos participam das revisões
“Estou muito entusiasmado com essas revisões que o Governo de Sergipe está promovendo. Os conteúdos do ensino médio são apresentados de forma dinâmica e alegre. Estou confiante na minha aprovação”. A afirmação é do aluno do 3º ano do Colégio Estadual Dr. Antônio Garcia Filho, Rodrigo Nunes Cardoso, ao participar da revisão final do Enem que a Secretaria de Estado da Educação (Seed) está realizando a partir desta quarta-feira, 20, até a próxima sexta-feira, 23, no Ginásio Constâncio Vieira.
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão realizadas no dias 24 e
25 de outubro, a partir das 11h. O Enem é a porta de entrada dos estudantes nas universidades públicas e privadas. Em Sergipe, estão inscritos 107.720 candidatos, sendo que desse total, 21 mil são alunos da rede pública estadual.
Para a revisão final, é utilizado material exclusivo que trabalhará as disciplinas Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, além de temáticas e competências que capacitem os alunos para um melhor desempenho na redação. Nesta quinta-feira, 22, acontecerão aulas de Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Na sexta-feira, 23, acontecerão aulas de Ciências Humanas.
Com 17 anos e morando em Umbaúba, Rodrigo Cardoso pretende concorrer para Odontologia ou Direito. Ele acredita que fará os pontos suficientes para ingressar num dos dois cursos. “Estudei bastante. Desde o primeiro ano do ensino médio que faço o Enem para adquirir experiência”, relatou.
Mais de cinco mil alunos do ensino regular e do Pré-Universitário da Seed estão participando das revisões do Enem no Constância Vieira. As aulas têm início às 15h e se encerram às 20h. São mais de 40 professores apresentando os conteúdos de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação.
O governador em exercício, Belivaldo Chagas, esteve na terça-feira, 20, no Constâncio Vieira para dar apoio aos alunos da rede pública. Ele disse que é muito importante esse estímulo que o governo, a Seed e os professores dão aos alunos na reta final dos estudos. “Precisamos estar presentes e estimulando nossos alunos. Temos que demonstrar confiança na capacidade deles para serem aprovados no Enem e assim ingressarem numa universidade”, afirmou Belivaldo Chagas.
De acordo com o governador em exercício, o governo fará todo o acolhimento dos alunos colocando transporte para levá-los ao local das provas. “Nenhum aluno da rede pública ficará sem fazer sua prova por falta de transporte ou apoio do governo. Montamos uma estrutura para oferecer toda uma logística aos nossos alunos”, acentuou.
Para Belivaldo, o apoio dos professores, da Seed e do governo é muito importante, mas o apoio dos pais é fundamental para um melhor resultado dos alunos. “Nesta reta final, os alunos precisam ser estimulados e se sentirem prestigiados”, finalizou.
“O Governo do Estado não está medindo esforços para facilitar o aprendizado dos nossos alunos. Temos certeza de que muitos deles irão estudar em instituições de ensino superior”, disse o secretário de Estado de Educação, Jorge Carvalho.
A aluna do pré-universitário da Seed, Cássia Alves, voltou a estudar depois de um longo tempo fora das salas de aula. Casada e com 31 anos, ela se sentiu estimulada a voltar aos bancos escolares e se matriculou no polo de Aracaju. Cássia sentiu necessidade de voltar aos estudos para poder ingressar no mercado de trabalho. “Estou entusiasmada, mas ainda não sei o curso que vou optar. Vou esperar ver minha pontuação e decidir. Mas não deixarei mais de estudar”, prometeu.
O professor de Português, Jailson dos Santos, considera uma iniciativa “perfeita” a de oferecer revisões gerais aos alunos da rede pública. “Essas revisões não só transmitem mais conteúdo de forma didática e criativa, mas motivam os alunos para chegarem no dia da prova confiantes na aprovação”, concluiu.
Logística
As provas do Enem serão realizadas no próximo fim de semana em 30 municípios sergipanos. O governo oferecerá acolhimento e transporte para os candidatos chegarem ao local da avaliação. Serão utilizados cem veículos, entre vans, ônibus, micro-ônibus e carros utilitários. Em frente às escolas, equipes de professores distribuirão água, caneta e mensagens motivadoras.
