×

Sergipe

Belivaldo Chagas participa de entrega de título de cidadão aracajuano a Dom João José

Belivaldo Chagas participa de entrega de título de cidadão aracajuano

O vice-governador Belivaldo Chagas participou na tarde desta terça-feira, 13, da solenidade de entrega do título de cidadão aracajuano ao arcebispo coadjutor da capital sergipana, Dom João José Costa. Natural de Lagarto, teve sua ordenação sacerdotal em 1992, foi conselheiro providencial dos Carmelitas e prior e ecônomo do Convento do Carmo em São Cristovão/SE.

“Esse é um momento extremamente importante para a Diocese de Aracaju e para nós, sergipanos. Fazemos questão de estar aqui para trazer nosso abraço e o do governador Jackson Barreto, o qual represento aqui. Em breve Dom João será o novo arcebispo metropolitano e Dom Lessa fez questão de informar recentemente a substituição”, declarou Belivaldo Chagas.

Dom João foi nomeado arcebispo coadjuntor da arquidiocese de Aracaju em 05 de novembro de 2014 pelo Papa Francisco. Antes de vir para a capital sergipana, passou cinco anos e meio como bispo em Iguatu (CE). Para ele, receber o título de cidadão aracajuano é uma honra. “É um motivo de muita gratidão a Deus, em primeiro lugar. É esse amor que passa pelos humanos e pelas pessoas dessa Casa Legislativa, expressando não somente o desejo dos vereadores, mas aqueles que esta representa, me conferindo, assim, esse título de cidadania. Já sou cidadão da cidade de Lagarto e agora também desse precioso local, fazendo parte desse povo”, disse.

O arcebispo Dom José Palmeira Lessa conta que, desde que Dom João chegou a Aracaju, visita paróquias locais e de outros municípios, conversando com a população e ouvindo solicitações. Sobre a entrega do título, Dom Lessa afirmou que é motivo de muita alegria. “Ele é da terra, tem nossa cultura no sangue, conhece Aracaju muito bem, trabalhou em São Cristóvão por vários anos, está profundamente inserido nessa vida e é conhecedor de toda realidade onde ingressará para servir ao povo de Deus, a igreja e a sociedade. Esse é o momento em que agradecemos por esse reconhecimento e desejamos a ele um serviço fecundo para cuidar dos homens”.

O professor Araújo, membro da Comissão Internacional dos Leigos Carmelitas, declarou que Dom João é uma pessoa de muita espiritualidade. “Nós aracajuanos ficamos muito felizes, pois virá um novo nome para substituir Dom Lessa. Já nós, carmelitas, ficamos duplamente felizes, pois virá um irmão de ordem. Fico muito contente em saber que Dom João vem de Iguatu, no Ceará, onde esteve por um tempo, e agora vai reger a igreja católica na Arquidiocese de Aracaju”.

Já a psicopedagoga aposentada Excelsa Machado comenta que, como carmelita, Dom João preza pelos três carismas da ordem: oração, fraternidade e prestação de serviços. Ela também disse que admira o religioso e que confia no trabalho que ele irá desenvolver junto à igreja. “Esse é um momento de festa, reconhecimento da sociedade por alguém que contribui por sua fé e maneira de ver as pessoas”, finalizou.