Com o propósito de garantir transporte ágil e de qualidade aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e principalmente às gestantes, o secretário de Estado da Saúde, Herbert Motta, entregou ambulâncias cidadãs para os municípios de Belém e Atalaia. As cerimônias aconteceram nesta sexta-feira (9), com a participação de prefeitos, secretários municipais e da população dos respectivos municípios.
O primeiro município a ser contemplado foi Belém, distante 111 km de Maceió e que há mais de um ano não registra nenhuma morte materno-infantil, de acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). Participaram da cerimônia a prefeita Valmineide Brandão, a secretária municipal de saúde, Acidalha Villar, o prefeito de Inhapi, Oberdan Tenório, além de vereadores, servidores públicos e moradores do município.
Em seu discurso, Herbert Motta salientou que a ambulância cidadã foi adquirida com recursos do tesouro estadual e custou R$ 150 mil. “Totalmente equipada, com tecnologia de última geração, ela possui ar condicionado e irá garantir um transporte de qualidade aos moradores de Belém”, frisou Motta, ressaltando o empenho dos técnicos da saúde municipal na redução da mortalidade materno-infantil.
Já a prefeita Valmineide Brandão, agradeceu o empenho dos técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) no trabalho de reduzir a mortalidade infantil. “Estamos cumprindo o nosso papel, que é trabalhar para que a população tenha saúde gratuita e de qualidade. Um esforço que tem surtido efeito positivo graças à parceria com a Sesau, que também destina recursos para a farmácia básica, o Programa Saúde da Família e o combate às endemias”, enumerou.
Já em Atalaia, o secretário de Saúde disse, após a entrega da ambulância, que a ação representa o compromisso do Estado com os municípios e que a iniciativa irá beneficiar a população no que diz respeito ao transporte sanitário.
Na oportunidade, Motta garantiu a implantação de uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no município e informou que Atalaia, que também sofreu com a enchente, irá receber recursos para a assistência à saúde.
“A parceria do Estado com os municípios tem sido fundamental para as melhorias na área da Saúde em Alagoas”, disse Herbert Motta, elogiando o avanço na redução da mortalidade infantil e as ações que estão sendo desenvolvidas pela secretaria de saúde do município para que isso ocorra.
Neide Miranda, secretária de Saúde do município, agradeceu ao secretário pela ambulância cidadã e ressaltou o apoio da Sesau, que tem investido no município, por meio dos programas estruturantes como Promater, Prosaúde e Provida. “A redução da mortalidade infantil é fruto de um trabalho integrado entre o município de Atalaia e o Estado, por meio de ações que estão dentro do projeto Viva Vida, além do empenho das equipes do PSF”, destacou.
O prefeito de Atalaia, Francisco Albuquerque, conhecido como Chico Vigário, também agradeceu o empenho da Sesau e disse que os recursos destinados para a saúde do município têm sido investidos em melhorias para população.
“Os problemas dos municípios também são problemas do Estado. A saúde é uma área muito importante para população e por isso não temos medido esforços para melhorar a assistência oferecida aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Atalaia”, afirmou.