×

Esporte

Beach Soccer: Seleção é furtada no hotel antes da estreia no Mundial

Enquanto os jogadores treinavam, eram roubados no hotel italiano

A caminhada rumo ao pentacampeonato nas areias começa nesta sexta-feira, dia 2. O Brasil, atual tetracampeão mundial invicto (2009/2008/2007/2006), entra no Stadio Del Mare a partir das 13h30min (horário de Brasília), para enfrentar a Ucrânia, campeã das Eliminatórias da Europa, primeiro adversário do Grupo D da Copa do Mundo FIFA de Beach Soccer 2011, que está sendo disputada até o dia 11, em Ravenna (Itália) – transmissão ao vivo para todo o país pela TV Bandeirantes, pelo canal SporTV e pelo Esporte Interativo. Além dos ucranianos, estão na chave brasileira Japão e México. Na história dos confrontos, o Brasil enfrentou a Ucrânia apenas duas vezes: venceu por 5 a 2, em 2003 (Mundialito de Figueira da Foz) e por 8 a 1, em 2005 (Mundialito de Portimão). Para Benjamin, capitão da Seleção Brasileira e que já atuou na Liga da Ucrânia, um adversário perigoso e que usa bem a força física. O camisa 10 pede atenção, especialmente com as jogadas ensaiadas.

– Eles tem um bom time, com boa técnica e são fortes fisicamente. A Ucrânia possui jogadas fortes de bola parada e precisamos ficar atentos, tentar explorar o que temos de melhor, que são a habilidade e a técnica, o toque de bola, para buscar o gol. Temos que jogar com inteligência, é uma estreia, um jogo importante dentro do grupo e começar com vitória é fundamental – disse o atacante, recordista de participações no torneio (28 jogos).

Para Jorginho este será um jogo ainda mais especial. O carioca volta a vestir a camisa amarela em uma Copa do Mundo após cinco anos longe, tendo feito parte do grupo que ficou com o terceiro lugar em 2005, em Copacabana, na edição inaugural da competição com a chancela da FIFA.

– Estou me sentindo como um garoto. Fiquei muito tempo longe da Seleção Brasileira e estou muito feliz de estar de volta. Estou mais experiente, mais tranquilo, e ansioso para entrar em quadra. Vamos enfrentar um time forte, que é o atual campeão da Europa, e temos que entrar muito concentrados – comentou ele, completando. – Este é o único título que ainda não tenho e quero muito. Estamos bem preparados e prontos para a competição.

O Brasil já disputou 29 partidas em Copa do Mundo FIFA de Beach Soccer e perdeu apenas uma (para Portugal, na semifinal de 2005, na cobrança de pênaltis). Além disso, é um dos quatro países que estiveram em todas as seis edições, ao lado de Portugal, Japão e Argentina. É da Seleção Brasileira também a maior invencibilidade (25), o melhor ataque (215 gols), o recordista de jogos (Benjamin, com 28) e o segundo maior artilheiro (Bruno Malias, com 34). Alexandre Soares é o único treinador invicto na história do torneio. Seleções de 16 países se classificaram para a Copa do Mundo FIFA de Beach Soccer 2011: Itália (país-sede), Rússia, Ucrânia, Suíça, Portugal, México, El Salvador, Taiti, Omã, Japão, Irã, Nigéria, Senegal, Venezuela, Argentina e Brasil.

BLATTER REFORÇA DESEJO OLÍMPICO

Na coletiva de imprensa que marcou a abertura da Copa do Mundo FIFA de Beach Soccer 2011, Joseph Blatter, presidente da FIFA, reiterou o desejo de ver o beach soccer no programa oficial das Olimpíadas Rio-2016. Ao lado de Ricardo Teixeira, presidente da CBF e do Comitê FIFA Futsal e Beach Soccer, Blatter disse que espera ver a modalidade no Rio de Janeiro e que o trabalho já começou para que isso aconteça.

– Desde a primeira Copa do Mundo FIFA, em Copacabana, em 2005, conseguimos tornar o esporte mais organizado. E é dessa forma que vamos tentar fazer com que o beach soccer entre no programa olímpico em 2016. Ainda existe um longo caminho a ser percorrido e não temos muito tempo. Desse modo, dependemos também do apoio do Comitê Olímpico Brasileiro concretizar esse sonho – afirmou o suíço.

FURTO NO HOTEL

Membros da delegação brasileira que está em Ravenna tiveram uma desagradável surpresa no retorno do grupo ao Hotel Doge, onde estão hospedados, na noite da última quarta-feira, dia 31. Ao chegarem no hotel, que fica em Milano Marittima (distrito de Cervia), a 40 kms da sede da competição, constataram o furto de equipamentos, documentos, valores e artigos pessoais em seus quartos. No mesmo hotel estão ainda as delegações do Grupo D, Ucrânia, Japão e México, e na área onde o Brasil está hospedado estão também seleções das demais chaves. No Hotel Aurelia, vizinho ao Hotel Doge, a delegação da Venezuela também teve itens furtados, além de alta quantia em dinheiro. O furto no hotel do Brasil aconteceu no período em que o time fazia seu treino oficial no ‘Stadio Del Mare’, e foram levados um computador, roupas, celulares, cartões de crédito, um passaporte, credenciais, celulares e dinheiro – cadeados, lacres e, inclusive, o cofre do quarto do presidente da Confederação Brasileira de Beach Soccer (CBBS), Marcos Fábio Spironelli, foram arrombados. A polícia local foi acionada e Ferdinando Arcopinto, presidente do Comitê Local, se colocou à frente do caso prestando auxílio às delegações furtadas.

– Infelizmente, esse é um problema social, que acontece em todos os lugares do mundo. Estamos numa cidade calma e nunca poderíamos imaginar que isso fosse acontecer, ainda mais dessa maneira. Menos mal que não houve violência, foi apenas perda material, e estão todos bem. De toda forma, não deixa de ser um absurdo. O comitê local está nos ajudando e a polícia italiana já está cuidando do caso e tenho certeza de que tudo vai ser resolvido. Agora vamos nos concentrar na Ucrânia, as autoridades vão cuidar do caso – afirmou o presidente.

TABELA DO BRASIL

DIA 2 – BRASIL x Ucrânia – 13h30min (horário de Brasília) / SporTV, TV Bandeirantes e Esporte Interativo

DIA 4 – BRASIL x México – 13h30min (horário de Brasília) / SporTV, TV Bandeirantes e Esporte Interativo

DIA 6 – BRASIL x Japão – 13h30min (horário de Brasília) / SporTV, TV Bandeirantes e Esporte Interativo