×

Esporte

Beach Soccer: Brasil vence e leva o eneacampeonato

Invicto, Brasil conquistou o nono título da Copa América

A hegemonia nas Américas está mantida. Apoiado pelos 2.500 torcedores que lotaram as arquibancadas da arena montada na Praia do Gonzaga, o Brasil venceu o México por 4 a 2 (gols de Buru (2), Benjamin e André, para os brasileiros, Villalobos e Plata, para os mexicanos), na manhã deste domingo, dia 20, nas areias de Santos, conquistando o título da IX Copa América e comemorando o eneacampeonato invicto da competição.

Esta foi a 18ª vitória brasileira sobre os mexicanos e a 30ª da história da Seleção Brasileira em 30 partidas no campeonato. Na preliminar, a Argentina derrotou os Estados Unidos por 3 a 1 (gols de Franceschini, Medero e De Ezeyza, para os hermanos, Xexeo, para os americanos), garantindo o terceiro lugar.

Após o término do torneio, a organização anunciou as premiações individuais, seguindo eleição pela imprensa especializada: Villalobos e Plata – México (‘Artilheiros’ / 3 gols), Leandro Fanta – Brasil (‘Melhor Goleiro’) e Bueno – Brasil (‘Melhor Jogador’).

O próximo compromisso da Seleção Brasileira será a Copa das Nações, enfrentando México, Suíça e Holanda no quadrangular que será disputado no próximo fim-de-semana, em Santos.

Este foi o primeiro título da Seleção Brasileira em 2013, o primeiro de Júnior Negão como treinador, triunfo que rendeu muitos elogios à equipe.
– Voltou a alegria! O Brasil jogou como Brasil nessa Copa América, assumindo a responsabilidade de termos os melhores jogadores. Não podemos jogar com medo, temos que ir pra cima e decidir o jogo, com alegria e estilo. E foi isso que fizemos. Todos estão de parabéns, estamos felizes, a torcida compareceu, saiu feliz e isso dá orgulho. Era o que a gente queria – vibrou Negão.

– Quero dividir esse prêmio de ‘Melhor Jogador’ com toda a equipe, jogadores, comissão técnica… Fiquei parado um ano e meio por causa de uma lesão e voltei ano passado, fiquei longe da Seleção Brasileira mais de três anos e voltar assim, sendo campeão e eleito ‘Melhor Jogador’, não podia ser melhor. Fizemos um bom torneio, é início de trabalho, nosso objetivo é o Qualifier, a vaga na Copa do Mundo, e estamos no caminho certo. Mostramos bom futebol e vencemos, isso foi o mais importante – afirmou o capitão Bueno.

COPA DAS NAÇÕES

Passada a IX Copa América, Santos se prepara para receber a Copa das Nações, no próximo fim-de-semana, entre os dias 25 e 27. Quatro seleções estão confirmadas no torneio: Brasil, México (classificada pela IX Copa América), Suíça e Holanda – substituindo a Itália.

A Seleção Brasileira, tetracampeã da Copa do Mundo FIFA (2009/2008/2007/2006), busca o bicampeonato (venceu a primeira edição, em 2007) e terá pela frente dois vice-campeões mundiais (México/2007 e Suíça/2009) e a surpreendente Holanda, que será uma das representantes da Europa na Copa do Mundo FIFA Taiti 2013, competição que será disputada entre os dias 18 e 28 de setembro, em Papeete.