Cinco gols, cinco bolas na trave e uma vitória de virada na estreia na Copa Intercontinental. O Brasil venceu Omã por 5 a 2 (gols de Bruno Xavier (2), André, Sidney e Betinho, para os brasileiros, e Hani (2), para os rivais), na tarde desta terça-feira, dia 22, e começou bem sua caminhada na competição que está sendo disputada na praia de Jumeirah, em Dubai (Emirados Árabes). Exatos dois anos da conquista do tetracampeonato invicto da Copa do Mundo FIFA de Beach Soccer, em 22 de novembro de 2009, a Seleção Brasileira venceu e assumiu a liderança do Grupo B, igualando-se em pontos à Suíça, que venceu o México por 4 a 3, mas com vantagem no saldo de gols. Na chave A, a Rússia, atual campeã mundial, derrotou a Nigéria por 8 a 1, e o anfitrião Emirados Árabes venceu o Taiti, sede do próximo Mundial, por 6 a 2. O Brasil volta a jogar na tarde desta quarta-feira, dia 23, enfrentando o México às 13h (horário de Brasília) – transmissão ao vivo pelo canal SporTV para todo o país. Alegria de Gustavo ‘Guga’ Zloccowick, que estreou no comando da Seleção Brasileira.
– Estou muito feliz em estrear com vitória. Temos um grupo unido, muito bom tecnicamente, e que está bastante motivado. E isso se refletiu em quadra. Não fizemos um bom primeiro período, mas a equipe voltou mais tranquila na segunda etapa, principalmente nas finalizações, nos recuperamos e criamos várias chances de gol. Com menos força e mais jeito, os gols foram surgindo e conseguimos construir uma boa vitória. O México é uma equipe mais rodada, tem uma base experiente, e precisamos usar a nossa velocidade para abrir espaços na marcação. É um confronto importante na chave em termos de classificação para a semifinal e temos que ter atenção o tempo todo – afirmou o técnico.
– Aqui é um lugar de boas lembranças, foi aqui que vencemos a Copa do Mundo, e isso sempre nos traz mais alegria. Demoramos um pouco a acertar posicionamento mas, no segundo período, a equipe se encaixou e conseguimos jogar um bom futebol. Vencemos um bom adversário e temos tudo para crescer durante a competição. Agora será contra o México, uma seleção que conhecemos bem, enfrentamos eles em Ravenna e que precisa da vitória, o que os torna ainda mais perigosos – comentou Betinho, autor do gol de empate.
O Brasil levou um susto logo nos primeiros minutos. Depois das duas bolas no travessão que Jalal acertou e boas defesas de Mão, Hani abriu o placar: 1 a 0. O gol acordou o Brasil, que quase empatou na bicicleta de André que passou por cima do travessão. André tentou outra bicicleta e parou no travessão. Bruno Xavier também parou no travessão e o primeiro período terminou com vantagem mínima para Omã. No início do segundo tempo, a trave segurou André, em mais uma bicicleta. Bruno Xavier quase empatou em belo voleio que Abdullah deu rebote, na sequência, e Yahya derrubou o brasileiro. Pênalti ignorado pela arbitragem. Em seguida, mais uma vez, a trave parou o ataque brasileiro. André bateu de voleio, o goleiro de Omã espalmou e Fernando DDI, em mais uma bicicleta verde-amarela, carimbou o travessão pela quarta vez. O Brasil mandava no jogo, levava perigo e Abdullah garantia o empate. Até que Betinho recebeu de Sidney pelo alto e encheu o pé para igualar o placar: 1 a 1. Pouco depois, Sidney, em jogada ensaiada, tabelou com Anderson e recebeu para acertar o canto: 2 a 1, placar da segunda etapa.
Omã não ameaçava, arriscava chutes sem direção de longe. Tendo o domínio do jogo, a Seleção Brasileira abriu caminho para a goleada com Bruno Xavier. O capixaba deu drible curto Juma e bateu forte para aumentar: 3 a 1. Tocando com tranquilidade e categoria, Betinho acertou a trave mais uma vez e, na sequência, o Brasil aumentou. Bruno Xavier recebeu passe, dominou, fez três embaixadinhas e chutou colocado, no cantinho: 4 a 1. Dieguinho perdeu pênalti antes de André marcar mais um: 5 a 1. Nos segundos finais, Hani diminuiu para Omã: 5 a 2, placar final.