×

Policial

Batalhão Escolar prende dupla armada que transitava com moto roubada no Vergel

Acusados estavam portando um revólver calibre 38 e uma pistola 380

A guarnição do Grupamento de Ações Táticas Escolares (GATE), pertencente ao Batalhão Escolar da PM, prendeu no final da tarde desta terça-feira (06), dois jovens que conduziam uma motocicleta na Avenida Senador Rui Palmeira, no Vergel do Lago.

Segundo o comandante da guarnição, os policiais militares desconfiaram da atitude dos ocupantes da moto, o que fez com que consultassem o Infoseg junto ao Ciods (Centro Integrado de Operações de Defesa Social), onde foi constatado que a moto fora roubada dias antes.

Dessa forma, os policiais abordaram a dupla, que pela agilidade da ação perpetrada pelos policiais não tiveram chance de reação. Com eles foram encontradas duas armas de fogo, sendo uma pistola modelo 765, contendo 12 munições intactas em dois carregadores, e um revólver calibre 38 com seis munições também intactas, além de pequena quantidade de maconha.

Após ser dada voz de prisão por parte da autoridade policial, Myller Lohon Soares Barbosa dos Santos e Mattheus Nunes Furrier, ambos com 18 anos, foram encaminhados para a Central de Flagrantes no Farol, onde foram autuados em flagrante delito por porte ilegal de arma de fogo e receptação de veículo.

Grupamento de Ações Táticas Escolares

O Grupamento de Ações Táticas Escolares (GATE) foi criado há cerca de uma semana pelo então comandante do Batalhão Escolar, tenente-coronel Hamilton, bem como pelo atual comandante da Unidade, major Paulo Eugênio, tendo como objetivo realizar diariamente ações de saturação no entorno das escolas, principalmente naquelas localizadas em pontos considerados críticos.

O major Eugênio fez questão de frisar o saldo positivo apresentado até o momento pelo grupamento, com a apreensão de três armas de fogo no curto período desde sua criação, considerando também que outro objetivo do grupamento é apoiar o policiamento ostensivo das Unidades Operacionais da capital, principalmente no que se relaciona no deslocamento dos alunos de casa para a escola e da escola para casa. “Essa modalidade de policiamento ostensivo preventivo tem auxiliado de maneira a não permitir a tentativa do crime e, consequentemente, sua consumação, através da retirada de circulação de indivíduos mal intencionados, portando arma de fogo. Possivelmente, com essas apreensões, diversos delitos deixaram de acontecer, nos deixando satisfeitos por cumprir nossa missão constitucional”, salientou o comandante.