Policiais militares que fazem parte do Batalhão Ambiental (BPA) prenderam um homem identificado como Durval Canuto da Silva, de 58 anos, quando transportava em seu veículo, um Xsara Picasso, 160 pássaros silvestres.
Durval Canuto foi preso quando estava numa rodovia, próximo ao município de União dos Palmares. Ao ser abordado pelos policiais do BPA, ele declarou ter em sua residência mais pássaros silvestres, sendo apreendidos mais 69 pássaros no local. Os pássarosm, segundo os policiais, seriam comercializados nas feiras livres do interior do Estado.
Segundo o tenente Anderson Barros, coordenador da operação, Durval já foi autuado várias vezes por praticar tráfico de animais silvestres. “O acusado vai responder outro processo pelo crime de tráfico de animais silvestres (Art. 29 da Lei 9605) com pena de seis meses a um ano e multa, pelo total de 229 pássaros silvestres apreendidos hoje. Ainda, foi lavrado o auto de infração com uma multa de 124 mil reais. Os pássaros foram encaminhados para o Ibama para receberem os devidos cuidados e serem reinseridos na natureza”, frisou o oficial.
Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas através do número 3315-4325.