×

Esporte

Basquete: Seleção olímpica será convocada em maio

Rubén Magnano vai convocar a Seleção no dia 17 de maio

Rubén Magnano, técnico da seleção brasileira adulta masculina irá convocar a equipe que defenderá a camisa verde amarela em Londres, de 27 de julho a 12 de agosto. A lista dos atletas será divulgada no dia 17 de maio, em uma entrevista coletiva na sede da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo – Aceesp (Av. Paulista, 807 – 9º andar – Conjunto 904 – São Paulo / SP), às 11h. A apresentação da equipe nacional acontecerá no dia 10 de junho, e os treinamentos serão realizados no ginásio do Audax (Pão de Açúcar).

Visando a melhor preparação para os Jogos Olímpicos já estão agendados os jogos e torneios amistosos que a equipe comandada por Rubén participará. Na Argentina, nos dias 5 e 6 de julho, a seleção disputa um quadrangular contra os donos da casa, e mais duas equipes a serem definidas. Em Foz do Iguaçu (PR), de 10 a 11 de julho, acontece o Super 4, os brasileiros enfrentarão novamente os argentinos e mais dois adversários que também estão sendo definidos. Além disso, farão jogo amistoso contra os Estados Unidos, em Washington DC, no dia 16 de julho, e também um Torneio Triangular na França, de 21 a 22 de julho; contra franceses e australianos.

O técnico Magnano adiantou que “Espero ser inteligente o suficiente para convocar e fazer a melhor seleção para o bem do basquete brasileiro. Nesse momento ninguém sabe quantos e quem será chamado. Isso eu posso garantir. Todo jogador que tiver passaporte brasileiro, tem chance de ser convocado, porém ninguém sabe nomes porque ainda estou fazendo minhas avaliações”.

Rubén também está otimista em realizar uma grande competição em Londres. “Não posso afirmar que vamos ganhar, mas vamos entrar buscando uma medalha. Primeiro precisamos ficar entre os oito classificados. O que posso garantir que hoje existem jogadores comprometidos em lutar pelo Brasil”, comentou.

Magnano falou também sobre o estilo de jogo da Seleção. “O meu trabalho em cima do estilo do Brasil é baseado em muita defesa e na força do conjunto. O ataque no basquete pode ganhar uma partida, mas uma boa defesa ganha um campeonato”, acrescentou.

Em relação ao basquete jogado no território nacional, Rubén destaca que “A Liga Nacional no Brasil está crescendo a cada ano. E o crescimento do NBB foi um dos motivos que ajudaram a Seleção Brasileira a se classificar para as Olimpíadas. Não tenho dúvida que esse crescimento vai aumentar mais ainda nas próximas edições”, analisa.