×

Esporte

Basquete Masculino: Técnico Magnano convoca a nossa Seleção

Treinador do Brasil está trazendo os "estrangeiros" de volta

O técnico Rúben Magnano convocou, o primeiro grupo de jogadores que iniciará os treinos para a disputa da Copa do Mundo da Espanha, de 30 de agosto a 14 de setembro. A apresentação está marcada para o dia 20 de julho, às 18h de Brasília, no Hotel Bourbon Convention Ibirapuera, em São Paulo. Os treinos serão realizados nos Ginásios do Esporte Clube Sírio e do Paulistano.

Uma das novidades na lista é a volta do ala Marcelinho Machado, de 39 anos, que havia anunciado sua aposentadoria logos após os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

“Conversei com o Marcelinho e acho que ele nunca deixou a Seleção. Também o convoquei pela temporada e a responsabilidade que teve no Flamengo, além do que ele significa para o time do Brasil”, disse Magnano.

Por que dessa vez foram convocados apenas dez jogadores
Magnano – Foram convocados apenas dez jogadores porque temos uma competição agora que é o Campeonato Sul-Americano (24 a 28 de julho) e com uma quantidade muito grande de jogadores. Dos atletas que forem ao Sul-Americano, vamos escolher os que irão fechar o grupo para a Copa do Mundo. Vou acompanhar integralmente o que eles irão fazer e receber os relatórios dos técnicos que irão com eles, que também são meus assistentes.

As nossas chances de medalha aumentam com a equipe completa?
Magnano – As chances de medalha estão em aberto. O que não posso é prometer que vamos ter medalha. Vamos com uma equipe muito competitiva, o que aumenta nossas chances de conquistar uma medalha.

Os três atletas convidados.
Magnano – Desde o Campeonato Mundial da Turquia, em 2010, venho fazendo esse tipo de convocação. É uma maneira de incentivar jovens atletas a treinarem com jogadores experientes. Isso é muito importante para eles. Agora, teremos o Gemerson do Paulistano, Deryck, do Limeira, e o Leonardo, do Uberlândia.

Copa do Mundo

O Brasil está no grupo “A” da Copa do Mundo da Espanha, com sede em Granada, e terá como adversários na primeira fase: França (30 de agosto), Irã (31), Espanha (1º de setembro), Sérvia (3) e Egito (4). Nas oitavas de final, os brasileiros irão enfrentar um dos quatro primeiros colocados na chave “B” (sede em Sevilha): Argentina, Croácia, Filipinas, Grécia, Porto Rico ou Senegal.

O grupo “C”, em Bilbao, é formado pelos Estados Unidos, atual campeão olímpico e mundial, Finlândia, Nova Zelândia, República Dominicana, Turquia e Ucrânia. E na chave “D”, em Gran Canaria, estão as seleções de Angola, Austrália, Coréia, Eslovênia, Lituânia e México.

Os convocados

Nome – Posição – Idade – Altura – Clube – UF

Larry James Taylor Júnior – Armador – 33 anos – 1,85m – Bauru Basquete (SP) – EUA
Marcelo Tiepo Huertas – Armador – 31 anos – 1,91m – FC Barcelona (Espanha) – SP
Alex Ribeiro Garcia – Ala – 34 anos – 1,91m – Bauru Basquete (SP) – SP
Leandro Mateus Barbosa – Ala – 31 anos – 1,92m – Phoenix Suns (EUA) – SP
Marcelo Magalhães Machado – Ala – 39 anos – 2,00m – Flamengo (RJ) – RJ
Marcus Vinicius Vieira de Souza – Ala – 29 anos – 2,07m – Flamengo (RJ) – RJ
Anderson França Varejão – Ala/Pivô – 31 anos – 2,11m – Cleveland Cavaliers (EUA) – ES
Guilherme Giovannoni – Ala/Pivô – 34 anos – 2,04m – Brasília (DF) – SP
Maybyner Rodney Hilário (Nenê) – Pivô – 31 anos – 2,11m – Washington Wizards (EUA) – SP
Tiago Splitter – Pivô – 29 anos – 2,11m – San Antonio Spurs (EUA) – SC
Média de idade: 32 anos
Média de altura: 2,01m