×

Esporte

Basquete Masculino: Seleção estréia no Mundial contra a França

Brasileiros terão adversários difíceis já na primeira fase

O Brasil vai estrear contra a França, oitava no Ranking Masculino da FIBA, sexta nas Olimpíadas de Londres (2012) e 13ª no Mundial da Turquia (2010), no dia 30 de agosto, na Copa do Mundo da Espanha. A seleção brasileira adulta masculina, que está no grupo “A”, com sede em Granada, irá enfrentar ainda na primeira fase as seleções do Irã (31), Espanha (1 de setembro), Sérvia (3) e Egito (4).

“Acho que ficamos em um grupo bastante competitivo com grandes seleções. Enfrentaremos na estreia a França, campeã do último Europeu, e será uma disputa que pode dar ao Brasil força, mas que precisaremos nos preparar, pois será um jogo muito duro. É uma equipe que possui grandes jogadores. Enfrentaremos também a Espanha, que joga em casa e ficou em terceiro lugar no Eurobasket. A Sérvia é uma potência e possui um grande histórico. Agora, temos que nos preparar para jogar”, analisou o técnico da Seleção Brasileira, Rubén Magnano.

“Estamos em um grupo muito duro, com seleções tradicionais e com elencos muito fortes. Mesmo assim, acredito que temos boas chances para passar para a próxima fase. Nossa estreia será contra a França, atual campeã europeia, uma equipe muito forte fisicamente e com muito talento. Vai ser um jogo muito duro e teremos que estar muito concentrados se quisermos ter chances de vitória”, disse o ala-pivô Guilherme Giovannoni, do Uniceub/BRB/Brasília.

“Vai ser um grupo difícil com grandes seleções. Acho que a Espanha é uma das favoritas porque joga em casa e com o apoio da torcida. A França também conta com grandes jogadores e é a atual campeã da Europa. A Sérvia tem tradição e é uma seleção que joga muito forte. Tenho certeza que vai ser uma competição muito dura e ao mesmo tempo bonita de se jogar. Vamos fazer uma boa preparação para que o Brasil possa realizar um ótimo torneio e ficar entre os melhores do mundo”, comentou o pivô Rafael Hettsheimeir, do Unicaja/Málaga (Espanha).

Nas oitavas de final, o Brasil terá como adversário um dos quatro primeiros colocados na chave “B”: Argentina, Croácia, Filipinas, Grécia, Porto Rico ou Senegal. O Diretor Técnico da CBB, Vanderlei Mazzuchini, confirmou que a programação da equipe nacional está pronta e que nos próximos dias será divulgada.

A fase de classificação será disputada nas cidades de Bilbao, Gran Canaria, Granada e Sevilha, de 30 de agosto a 4 de setembro. Já a fase decisiva, de 6 a 14 de setembro, está marcada para o Palau Sant Jordi, em Barcelona, e no Palácio dos Esportes de Madri, na capital espanhola.

O Brasil participa da competição pela décima sétima vez tendo conquistado dois títulos mundiais (Chile / 1959 e Brasil / 1963), duas medalhas de prata (Brasil / 1954 e Iugoslávia / 1970) e duas de bronze (Uruguai / 1967 e Filipinas / 1978). Apenas brasileiros e americanos estiveram presentes nas 16 edições e somente seis países foram campeões: Argentina, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Iugoslávia e União Soviética.