A armadora Bethânia é um dos destaques do forte time de Ourinhos
As equipes de Santo André e de Ourinhos decidirão a primeira edição da Liga de Basquete Feminino (LBF), à partir do próximo domingo, num jogo único, que acontecerá na cidade de São José dos Campos (SP).
Ambos os times se garantiram na final, apenas depois da quinta partida das séries semifinais, disputada na noite de ontem.
Santo André
Jogando em casa, o Santo André teve enorme trabalho para passar por Catanduva, atual campeã nacional. Num jogo decidido apenas nos segundos finais do último quarto, as andreenses fizeram 62 a 59.
O grande destaque da vitória do time do ABC foi a ala Micaela. Ela, com passagens pela Seleção Brasileira, anotou 28 pontos. Quem não esteve bem foi a cestinha andreense no torneio, a cubana Ariadna, que fez apenas dois pontos.
Esta será a primeira decisão de uma competição nacional que o Santo André disputará desde 2000. Em 1999, a equipe conquistou seu único título brasileiro.
Ourinhos
Com a vantagem de jogar a última e decisiva partida em casa, Americana, que havia feito a melhor campanha na primeira fase do torneio com apenas uma derrota em 14 partidas disputadas, perdeu e decepcionou a sua apaixonada torcida.
Mesmo contando com o apoio de um ginásio lotado, a equipe do técnico Zanon não conseguiu segurar Ourinhos, que comandou o placar durante a maior parte do tempo e conseguiu brecar a reação das anfitriãs no último quarto para fazer 66 a 63.
A cestinha ourinhense foi a ala Chuca, com 19 pontos. A pivô cubana Plutín também teve bom desempenho e fez 16.
– Os jogos contra Americana são sempre um clássico, elas têm muita qualidade. Éramos um time desacreditado, fomos crescendo ao longo do campeonato – afirmou a ala de Ourinhos Fernanda Beling.
Essa partida marcou também o fim da carreira da veterana armadora Helen Luz, de Americana.
