Antonio Carlos Barbosa comandará a nossa Seleção Feminina
O evento-teste de basquete para as Olimpíadas do Rio 2016 abre o calendário do basquete brasileiro e internacional de 2016. O torneio contará com a participação das seleções femininas de Brasil, Austrália, Argentina e Venezuela, entre os dias 15 e 17 de janeiro, na Arena Carioca 1 no Parque Olímpico da Barra, zona oeste do Rio de Janeiro.
Uma das potências da modalidade, a Austrália, já está assegurada nos Jogos com o título do Pré-Olímpico da Oceania. Já argentinas e venezuelanas ainda irão disputar o Pré-Olímpico Mundial da FIBA, no mês de junho do ano que vem, que irá distribuir as últimas cinco vagas para os Jogos do Rio.
Sob o comando de Antonio Carlos Barbosa, a Seleção Brasileira Adulta feminina se apresenta no dia 6 de janeiro (quarta-feira), às 12h de Brasília, no Tsue The Palace Flat (Alameda dos Anapurus, 1661 – Indianópolis), em São Paulo (SP), e usará a competição como parte da preparação para as Olimpíadas. O grupo realizará os treinamentos em tempo integral até o dia 11 de janeiro no Esporte Clube Sírio (Avenida Indianópolis, 1192 – Indianópolis), na capital paulista, e desembarca no Rio de Janeiro, no dia 11, às 18h50 de Brasília, no voo da Azul (AD 5016), no Aeroporto Internacional Tom Jobim “Galeão”. No Rio, a equipe realizará dois jogos amistosos contra Argentina (12 de janeiro) e Austrália (13), antes da estreia no evento-teste, no dia 15 de janeiro.
Já possuem suas vagas garantidas na competição olímpica feminina: Brasil (sede); Estados Unidos (campeão mundial 2014); Sérvia (campeã europeia); Senegal (campeã da África); Canadá (campeã da Copa América); Austrália (campeã da Oceania) e Japão (campeão da Ásia). Além do Brasil, país sede, e dos Estados Unidos, campeões mundiais de 2014, estão garantidos no torneio masculino: Austrália (campeã do Pré-Olímpico da Oceania); Nigéria (campeã do Pré-Olímpico da África); Venezuela (campeã da Copa América); Argentina (vice da Copa América), Espanha (campeã da Europa); Lituânia (vice da Europa) e China (campeã da Ásia).
