×

Alagoas

Bases comunitárias evoluem no atendimento às comunidades

Ações sociais têm sido intensificadas com a intenção de fortalecer a assistência às comunidades onde as bases comunitárias estão instaladas. Por determinação do governador Renan Filho um cronograma foi criado e, diariamente, atividades e serviços de atendimento estão sendo levados para as famílias carentes. A demanda na região da base comunitária Selma Bandeira, no Complexo Benedito Bentes, nesta quinta-feira (12), ultrapassou as expectativas da organização, o que exigiu o retorno das equipes nesta sexta-feira.

As famílias do Conjunto Selma Bandeira foram assistidas nesta quinta-feira por equipes ligadas à Saúde Estadual e também por funcionários do Sistema Nacional de Empregos (Sine), do Ministério do Trabalho. Servidores do Instituto de Criminalística, da Perícia Oficial, que é integrada a Secretaria de Estado da Defesa Social e Ressocialização (Sedres) também participaram da atividade.

O major PM Alexandre Costa, coordenador do Grupo Gestor das Bases Comunitárias, explicou como foi a atuação nesta quinta-feira. Num primeiro momento o Sine faz levantamentos sobre o perfil da comunidade, as necessidades em relação ao número de pessoas desempregadas, identifica as profissões, emite a Carteira de Trabalho e, posteriormente, tenta inseri-las no mercado de trabalho. Simultaneamente, o Instituto de Identificação confecciona o Registro Geral (carteira de identidade).

“O que o governador prioriza nesse sentido é melhorar a qualidade de vida nas comunidades onde existem as bases comunitárias. De fato, agora acontece o que se esperava há muito tempo. Antes, os policiais se sentiam sós e agora têm o aparato do Estado que realmente quer beneficiar, na prática, as famílias. Está se formando uma rede com parcerias importantes, incluindo também organizações não-governamentais, estabelecimentos de ensino superior, órgãos públicos e tudo para que alcancemos a paz em Alagoas”, declara o major Alexandre.

Nesse processo, a Secretaria de Educação e do Esporte de Alagoas (SEE) garantiu todo apoio e uma parceria foi firmada com o Centro de Ensino Superior de Maceió (Cesmac), que oferta serviços nas áreas da Saúde, jurídica e de comunicação. Nas ações itinerantes ainda estão incluídas palestras educativas, reuniões com conselhos escolares entre outros.