As noites de Marcia Miguel, 35, moradora do Conjunto Cidade Sorriso II serão mais tranquilas com a instalação da Base Comunitária Móvel na localidade. A partir desta quinta-feira, 19, a família dela, assim como as demais da região, terá com quem contar quando a necessidade chegar. Como suporte, uma Delegacia Móvel de Homicídios também foi instalada.
Marcia Miguel mora há cinco anos no Conjunto Cidade Sorriso II e sabe bem a importância de se sentir segura. Mãe de três filhos, ela se preocupa com o futuro de seus pequeninos.
“É muito importante termos a quem recorrer quando precisarmos. Durante a noite, aqui na praça, muitas crianças ficam brincando; agora, estamos mais tranquilos. Vai ser muito bom para o conjunto. Segurança nunca é demais”, pontuou a dona de casa.
Parece até que o secretário de Estado da Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, ouviu as palavras saindo da boca de Marcia Miguel. Ele foi diretamente ao ponto do compromisso em que o governador Renan Filho tem de fortalecer o policiamento comunitário.
Nessa vertente, o policiamento comunitário móvel representa um avanço, pois como o crime é flutuante, a Base Comunitária Móvel tem a facilidade de se deslocar para onde as ocorrências estejam mais presentes. Sem deixar de lado o estabelecimento de uma relação franca e de confiança com o cidadão.
“A polícia está vindo para cá com a mentalidade de apoiar a comunidade local. Por isso, a partir desta quinta-feira, a polícia estará presente para definitivamente trazer para esta região uma tranquilidade”, salientou Alfredo Gaspar.
Outra comunidade que recebe o apoio efetivo das forças de segurança do Estado é o Conjunto Carminha. Lá, uma estrutura entregue na gestão estadual anterior ficou depreciada, sem manutenção, nesta quinta, ela foi substituída por uma nova.
“Em contato com o Governo Federal, o governador Renan Filho conseguiu uma Base Móvel que dará um dinamismo maior as ações, aos profissionais que lá atuam”, emendou o secretário.
Delegacia Móvel de Homicídios
O delegado geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, também esteve no Conjunto Cidade Sorriso II entregando a Delegacia Móvel de Homicídios. Segundo a PC, Renan Filho se transformou no primeiro governador que conseguiu instalar uma base móvel em uma localidade periférica. Sobretudo, o foco da unidade não se limita apenas ao registro de homicídios, mas também a atuações diversas como ocorrências, emissão de Boletim de Ocorrência e afins.
Cerqueira lembrou ainda da adesão do Estado de Alagoas a uma ata do Ministério da Fazenda que vai permitir a mudança do mobiliário geral das Centrais de Polícia da capital e algumas unidades policiais de Maceió.