×

Sergipe

Barra dos Coqueiros terá um computador por aluno

Promover a inclusão digital e a utilização da informática como uma eficiente ferramenta pedagógica. Este é o objetivo do programa do Governo Federal Um Computador por Aluno (UCA), que será lançado em Barra dos Coqueiros. Serão entregues 4.027 computadores portáteis (laptops) a todos os alunos e professores das 11 escolas públicas localizadas no município.

O município foi escolhido para sediar o programa em Sergipe porque apresentou todas as condições necessárias exigidas pelo Ministério da Educação. Foi estabelecido como critério para a implantação do projeto UCA um município que tivesse aproximadamente três mil alunos em toda a rede pública, espaço físico adequado e viabilidade técnica.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), providenciou toda a infraestrutura e segurança nas escolas para que o projeto se torne uma referência nacional.

“Barra dos Coqueiros se enquadrou nesses critérios e foi aprovada pelo MEC para implantação do projeto-piloto do UCA. O município tem 3.670 alunos matriculados no ensino básico em escolas da rede pública e 180 professores lecionando. Todos serão contemplados com os laptops”, explicou Everton Siqueira, coordenador estadual do projeto UCA.

Inovação

O projeto UCA trará pontos inovadores, como a mobilidade de uso do computador portátil, tanto dentro da escola, como em outros ambientes, e o uso pedagógico das diferentes mídias. A conectividade será feita por meio de redes sem fio (wireless). Além de Sergipe, esse projeto-piloto será implantado ainda este ano nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Tocantins e no Distrito Federal.

O projeto UCA Total será implantado em nove municípios dos estados contemplados pelo programa, porém apenas uma escola por município receberá os computadores. “Diferentemente dos outros Estados, na Barra dos Coqueiros, todas as escolas públicas serão beneficiadas”, revelou Everton Siqueira.

Educação

Para a diretora do Departamento de Educação da Seed, professora Isabel Ladeira, a implantação do projeto UCA em Sergipe provocará uma revolução na educação do estado e do país. “Esse projeto possibilitará a inclusão digital de milhares de alunos que poderão se familiarizar com uma importante ferramenta de aprendizagem que é o computador. O projeto UCA será acompanhado pelos professores e permitirá uma construção conjunta e articulada de processos de aprendizagem com os recursos da informática, softwares especializados e acesso à web”, disse a professora.

O equipamento desenvolvido para o programa é um computador portátil desenhado a partir de padrões estabelecidos pelo Inmetro. Com a realização de uma licitação nacional, o modelo apresentado foi o vencedor e virá adaptado com sistemas de segurança que impedem o funcionamento do equipamento após um determinado prazo sem a conexão com a rede física da escola, além de um bloqueio do sistema operacional para acesso a páginas de conteúdo inadequado à proposta educacional.

Chegada das máquinas foi a realização de um sonho

Quando o caminhão descarregou as caixas contendo os computadores, no dia 1º de junho, no Colégio Estadual Doutor Carlos Firpo, a diretora da escola, professora Cremilda Ferreira de Moraes, não pôde esconder a satisfação em fazer parte desse projeto pioneiro na educação brasileira. A chegada das máquinas foi para ela a concretização de um sonho.

“É uma honra para a comunidade escolar de Barra dos Coqueiros. Todos aqui estão ansiosos para a implantação do programa. Esse projeto trará benefícios tanto para a escola quanto para o município. Chegará um momento em que os familiares dos alunos também poderão ter acesso à web, promovendo assim a inclusão digital da população do nosso município”, esclareceu a diretora.

Para os professores, o projeto UCA irá estimular muito o aluno a frequentar a escola e a diminuir a evasão escolar. “Os jovens buscam na sociedade moderna um envolvimento cada vez maior com a informática. Trazer essa tecnologia para o ambiente escolar é adequar o ensino à realidade do cotidiano deles. O aumento do interesse dos alunos em frequentar e preservar o espaço físico da escola foi espantoso desde a divulgação desse projeto. Fico feliz em saber que vou poder contribuir para esses avanços”, declarou a professora Aline Borba.

Essa mudança de atitude dos alunos foi percebida também pelo professor Orlando Apóstolo. “Os alunos já falam em criar redes de discussão de disciplinas, fazer visitas a bibliotecas e museus virtuais. Estão realmente muito empolgados. Além da inclusão digital, o UCA promove também uma aproximação maior entre alunos e corpo docente, criando um vínculo forte entre a escola e a comunidade”, disse o professor.

Novos conhecimentos

A estudante Laura Brito, 13 anos, é um exemplo claro da afirmação do professor. “Muitos colegas meus que não têm acesso à internet sempre iam às lan houses, o que muitas vezes não era possível, pois custa caro usar esses computadores todos os dias. Agora sim, vamos ter um computador nosso e poder fazer pesquisa, enriquecendo mais nosso conhecimento”, disse a aluna

Alana de Jesus, 13 anos, já tem muitas ideias em mente. “Estamos pensando em criar um blog que aborde questões sobre o meio ambiente, combate às drogas, entre outros assuntos. Nossos professores já discutem com a gente a criação de um e-mail para que possamos nos comunicar e tirar dúvidas de determinados assuntos a qualquer hora. Estou muito feliz, orgulhosa do meu município e da minha escola”, comemorou a aluna.

Esse mesmo sentimento está presente em Gilvan de Jesus, 12 anos. “Espero aprender mais. Não temos uma boa biblioteca na cidade. Agora, com a internet ao nosso alcance, temos acesso a bibliotecas, autores de romances e revistas importantes, além do contato maior com os professores e colegas. Realmente, esse projeto é muito bom e me deixa muito feliz”, esclareceu o jovem estudante.

Barra dos Coqueiros

Barra dos Coqueiros fica a três quilômetros de Aracaju e foi fundada em 25 de novembro de 1953. Pertence à microrregião do Leste Sergipano, abrange uma área de 87,96 km² e tem uma população de 19.809 habitantes, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2008. A economia do município é baseada na pesca, agricultura e turismo, sendo a praia de Atalaia Nova seu principal atrativo.