Dois secretários de Estado – Paulo Rubim (Defesa Social) e Luiz Otavio Gomes (Desenvolvimento Econômico) – reuniram-se nesta sexta-feira, 8, com empresários da Barra de São Miguel. Dentre os pontos de pauta da reunião, destacaram-se o aumento da presença de policiais militares na região e a atuação permanente da Polícia Civil, além de uma fiscalização mais apurada nas entradas e saídas da cidade balneário.
As reivindicações foram asseguradas pelos secretários de Estado, porém na avaliação do secretário Luiz Otavio Gomes, a violência está presente na sociedade por causa de diversos parâmetros, especialmente, a miséria. “Por isso, o governador Teotonio Vilela Filho está tão empenhado em transformar a economia alagoana, trazendo grandes empreendimentos e dando oportunidade para que o de pequeno porte possa se desenvolver e gerar emprego e renda”, destacou.
Já o secretário Paulo Rubim disse que antes da mobilização dos empresários locais, já tinha decidido e planejado a concentração de atuação da Operação Asfixia, que é a presença policial de forma especial no local, na região litorânea pelo período de movimento nessa região do Estado.
Rubim também informou que no final de 2009, o governador assinou um convênio com o Banco Mundial que garantirá a reforma de todas as delegacias e a instalação de câmeras em pontos estratégicos entre as cidades de Barra de São Miguel e Barra de Santo Antônio.
De imediato, o secretário de Defesa Social vai disponibilizar um nova viatura para a Polícia Civil para garantir o policiamento 24 horas na cidade. Paulo Rubim confirma que essa atenção especial vai se prolongar até o carnaval.
O secretário Rubim informou ainda que o Bptran (Batalhão de Policiamento de Trânsito) estará recebendo novos bafômetros para serem utilizados nas barreiras policiais de toda a região Sul. “A polícia também irá recolher os triciclos que estiverem trafegando irregularmente em locais de grande aglomeração e os que estiverem sendo dirigidos por menores de 18 anos”, disse.
Em contrapartida, o empresariado local se comprometeu a contribuir com a melhoria da estrutura da Delegacia de Polícia da cidade, que agora está sob o comando da delegada Kátia Emanuele. “Identificaremos as necessidades do prédio e das instalações e dividiremos os recursos entre os empresários”, disse a empresária Angélica Cavalcante.
Outra ação será a doação, pela Organização Não Governamental Pense Brasil, de dois aparelhos celulares para que as viaturas policiais (militares e civis) possam ser acionadas com maior facilidade e a ação ocorra de forma mais ágil. O prefeito Reginaldo Andrade também explicou aos empresários que a prefeitura estuda a instalação de câmeras que serão espalhadas pela cidade para melhor monitoramento.
Segundo Reginaldo Andrade, é importante que todos contribuam com o processo de segurança, fiscalizando, dando sugestões e auxiliando no trabalho policial.
Ainda participaram da reunião o coronel da Polícia Militar Claudivan Gomes de Albuquerque (do Comando da Polícia da Capital); o delegado geral adjunto da Polícia Civil, José Edison de Freitas; o juiz da 17ª Vara Criminal da Capital, Antonio Dória; donos de hotéis, pousadas e supermercados, reresentantes do setor imobiliário e do trade turístico.
