Fàbregas e Messi comemoram um dos gols e a vitória do Barcelona
O Barcelona mostrou porque é considerado um dos favoritos, se não, o maior deles, ao título máximo de mais uma edição da Liga dos Campeões. Jogando no Camp Nou, o time catalão passou pelo Milan pelo placar de 3 x 1, com dois gols de Messi,de pênalti, e um de Iniesta. Nocerino assinalou o gol de honra dos italianos. essa vitória colocou o Barça nas semifinais da competição.
O roteiro começou previsível. Massimo Allegri, treinador do Milan, comentou que sua equipe poderia jogar por dois tipos de resultado: a vitória e o empate. Respaldado pelo 0 a 0 no San Siro, o rossonero se postou na defesa. Apostou no velho estilo italiano da escola do “catenaccio”, à espera de um erro do adversário, que dá origem à um contra-ataque preciso que deve terminar em gol. Na cabeça de Allegri, na pior das hipóteses um novo 0 a 0 levava para a prorrogação.
Tão previsível quanto a retranca do Milan foi a posse de bola estrondosa e massacrante do Barcelona. Logo nos primeiros minutos, o ritmo dos donos da casa fez com que os visitantes perdessem minuto a minuto terreno em seu próprio campo. Não precisava ser um observador mais atento para perceber que dentro da zona defensiva o time italiano postava oito jogadores. Resultado da pressão do Barça, que fez a linha média milanista recuar tanto ao ponto dela ser confundida com uma segunda linha de zagueiros.
O jogo mostrou um amplo domínio de bola da equipe espanhola, para variar, além da sua superioridade técnica. Na verdade, mais parecia um daqueles “ataque contra defesa”, tamanha era o domínio e a ofencsvidade do time comandado por Pep Guardiola. Ao final, o placar, mais do que merecido, não deixou dúvidas sobre quem era merecedor de seguir em frente na maior competição interclubes do mundo.
Na semifinal, o adversário do Barcelona será o Bayern de Munique, também uma equipe qualificada e tida como outra provável finalista. Os alemães atuarão com o incentivo extra pelo fato da final da Liga dos Campeões estar marcada para acontecer na Allianz Arena, em Munique.
FICHA TÉCNICA
BARCELONA 3 X 1 MILAN
Local: Camp Nou, Barcelona (ESP)
Data-Hora: 3/4/2012 – 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Björn Kuipers (HOL)
Auxiliares: Sander von Roekel (HOL) e Erwin Zeinstra (HOL)
Cartões amarelos: Antonini (MIL), Nesta (MIL), Seedorf (MIL), Robinho (MIL), Mexès (MIL), Maxi López (MIL), Nocerino (MIL); Mascherano (BAR), Cuenca (BAR)
Cartões vermelhos: Não houve
Gols: Messi 10'/1ºT (1-0), Nocerino 32'/1ºT (1-1), Messi 41'/1ºT (2-1), Iniesta 8'/2ºT (3-1)
BARCELONA: Valdés, Daniel Alves, Piqué (Adriano 30'/2ºT), Mascherano e Puyol; Busquets, Xavi (Thiago Alcântara 18'/2ºT) e Iniesta; Fàbregas (Keita 32'/2ºT), Messi e Cuenca – Técnico: Pep Guardiola.
MILAN: Abbiati, Abate, Nesta, Mexès e Antonini; Ambrosini, Nocerino, Seedorf (Aquilani 16'/2ºT) e Boateng (Pato 24'/2ºt, depois Maxi López 38'/2ºT); Robinho e Ibrahimovic – Técnico: Massimo Allegri.
