×

Esporte

Barcelona e Estudiantes decidem o Mundial de Clubes

Messi pode lever o Barcelona ao inédito título de Campeão do Mundo

Logo mais às 14h (horário de Brasília), em Abu Dhabi, Estudiantes e Barcelona se enfrentarão, em busca do título de Campeão Mundial de Clubes de 2009. O time argentino já sentiu esse gostinho no longínquo ano de 1968, enquanto o poderosíssimo Barcelona, procura esse feito pela primeira vez, haja visto que nas duas decisões anteriores, um clube brasileiro impossibilitou essa conquista. Na primeira vez, o São Paulo do saudoso e inesquecível Mestre Telê Santana, derrotou a equipe catalã por 2 x 1, com um show de Raí e seus comandados. A outra derrota em decisões de Mundial, aconteceu recentemente diante do Internacional, por 1 x 0, gol do alagoano Adriano Gabiru. Naquela ocasião, Alexandre Pato, Fernandão e Iarley, se encarregaram de frustar o sonho dos espanhóis.

Para a partida de hoje, nos Emirados Árabes, o duelo Lionel Messi x Sebastian Verón é aguardado com muita expectativa. Messi, é favorito ao prêmio da FIFA de melhor jogador do ano, enquanto o veterano Verón, teve um ano excepcional e quer o título do Mundial para coroar a temporada.

“Temos muita vontade de ganhar para fechar um ano magnífico com o único título que nos falta”, afirmou o meia Messi, recordando que o Barcelona nunca foi campeão mundial e por já ter erguido as taças do Espanhol, da Copa do Rei, das Supercopas da Espanha e da Europa e da Liga dos Campeões. “Vai ser muito especial para mim, pois nunca havia enfrentado uma equipe argentina, ainda mais numa circunstância dessa. E contra o Verón, que é muito meu amigo”.

A amizade com o capitão do inimigo vem desde 2007, quando Messi começava a dar os primeiros passos na seleção argentina. “Tenho muito carinho por Verón. Quando estávamos na Copa América, foi ele quem mais se aproximou de mim. Me ajudou a se integrar ao grupo num momento em que estava começando na seleção”, se recordou “La Pulga”, eternamente grato ao companheiro.

Contra uma possível ingratidão, Verón fez uma recomendação a Messi. “Posso dizer até as cores de sua cueca e, depois, recomendo a ele que não jogue”, brincou. Sério, garantiu que o Estudiantes pode sair campeão se apostar no seu espírito de luta, na garra argentina. “Temos um elenco com muita coragem, valentia, muito espírito de sacrifício, que sabe lidar com dificuldades”.

Além desse, outros duelos particulares acontecerão nessa final, que na verdade é uma Torre de Babel em termos de idiomas. O sotaque argentino contrastará com várias outras línguas em Abu Dabi. Atletas de diversos países estarão buscando o cobiçado troféu: o brasileiro Daniel Alves, o francês Henry, o sueco Ibrahimovic, os espanhóis Valdés, Xavi, Iniesta (machucado) e Puyol no Barcelona; os uruguaios Diaz e Salgueiro e o paraguaio Fernández no Estudiantes.