×

Brasil/Mundo

Banho de ofurô e a tradição japonesa

Você sabia que os banhos de imersão são popularmente tradicionais e importantes para a cultura japonesa? Pois, é. Antes de falarmos sobre isso, vai aqui um momento jabá: se estiver procurando spas, ofurô e banheiras, é na Banheiras Bom Banho. Os preços são ótimos com alto custo-benefício e os produtos são de qualidade.

Agora, vejamos, tomar banho é algo absolutamente normal (exceto para os franceses), entretanto, esse ato tem uma importância ainda maior para o Japão. A tradição é tão antiga que é impossível ir ao país asiático e não aderir ao ritual.
Se está a fim de descobrir e saber mais sobre isso, continue a leitura e confira!

O banho de ofurô para os japoneses

No Brasil, é comum que as pessoas tomem seus banhos de imersão em banheiras, certo? Lá no Japão, a coisa muda de figura. Calma! Não é nada de horroroso. Na verdade, o banho de ofurô existe há séculos e até hoje é essencial para a cultura e muito bem-visto entre os japoneses.

O banho começa, primeiramente, com o indivíduo fora da banheira. Ele usa os produtos de limpeza, se ensaboa e, somente depois disso, entra no ofurô.

Quando essa prática começou?

Não se sabe ao certo quando foi que essa prática começou a aparecer no Japão. O que se sabe é que ela dura há anos e há um motivo cabível para isso:

Além de economizar água, os japoneses ainda abrem os poros da pele, fortalecendo os seus cuidados pessoais e de higiene.

O que acontece é o seguinte: os japoneses se ensaboam e, em seguida, tomam banho com balde de água fria, para eliminar a sujeira do corpo.

Feito isso, eles entram no ofurô que está com uma temperatura de 40°C e ficam lá por 10 minutos.

O que acontece depois?

Passados os 10 minutos, a primeira pessoa dá espaço a um membro da família. Depois, para outro, assim sucessivamente. Dessa forma, a água do ofurô continua limpa para os próximos usuários. Quando todos estão de banho tomado, a água do ofurô é usada para outras finalidades, como a lavagem de roupa, por exemplo.

Os asiáticos são muito conhecidos pela inteligência, mas também merecem aplausos pelo exemplo e pela prática de higiene e cuidados.

Agora que você ficou sabendo como funcionam as práticas do banho de imersão no Japão, aderirá ao ritual em sua casa?

Ah! Fica a dica: se for visitar o país, não se esqueça de tomar nota dessas informações e fazer jus lá. Afinal, conhecer um país também é, de certo modo, adentrar na cultura da população.