×

Cultura

Banda da Polícia Militar pode se tornar patrimônio tombado de Alagoas

Banda da PM pode se tornar patrimônio tombado de Alagoas

O presidente da Caixa Beneficente da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado de Alagoas, coronel Ivon Berto, solicitou através de oficio, ao deputado estadual Inácio Loiola, o tombamento histórico e cultural da Banda de Música da Polícia Militar de Estado de Alagoas. A visita do parlamentar aos músicos aconteceu na manhã desta terça-feira, 26, e foi recepcionado pelo sub comandante, coronel Dimas e pelo regente da Banda, tenente Carlos.

Criada em 1857 e, atualmente, composta por 92 músicos, a banda da PM/AL vem ao longo desses anos aprimorando os instrumentos e levando a boa música a cada canto do estado, principalmente na capital, onde frequentemente se apresenta nos fins de semanas na orla e nos bairros da periferia.

A cada final de ano, com o espirito natalino em alta, a banda da PM/AL vai ao centro da cidade alimentar a alma dos que passam por lá. Num repertório eclético, a banda toca desde Cisne Branco, hino da Marinha do Brasil, passando por Roberto e Erasmo Carlos, Tim Maia e Louis Armstrong.

Recebido ao som de Cisne Branco, um de seus cantos preferidos, emocionado, o deputado Inácio Loiola disse que se sente privilegiado de ser o porta voz junto aos parlamentares, na Assembleia Legislativa, para reconhecer a Banda de Música da Policia Militar, como patrimônio histórico do Estado.

“Sou de uma cidade que governei por três legislaturas, onde cultivamos a boa música e, para isso, incentivei a criação da primeira banda de música do alto sertão no município de Piranhas. Sou apaixonado pelo som nordestino e pelo dobrado”, enfatizou o parlamentar.

Para o coronel Ivon Berto, que teve a iniciativa, esse momento é muito importante tanto para os músicos quanto para o Estado, onde o trabalho desenvolvido por essa ala de militares, é valoroso e, por isso, merece este reconhecimento.